quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Cursos da UPE em Arcoverde tem vagas definidas.

Um encontro entre o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, e representantes da Universidade de Pernambuco, definiu o total de vagas que serão oferecidos pelos cursos de Direito e Odontologia no município. O curso de Direito, o primeiro a funcionar pela UPE, vai oferecer 50 vagas no vestibular de junho deste ano. Já odontologia virá com 20 vagas. Ficou também definido que em janeiro de 2011 só abrirá novas vagas para o curso de odonto. O curso de direito só terá vestibular uma vez por ano. No encontro, o prefeito Zeca Cavalcanti também se comprometeu a ceder um terreno para a construção do prédio definitivo da Universidade de Pernambuco em Arcoverde. Inicialmente os cursos vão funcionar no prédio da AESA no horário diurno.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Arcoverde realiza sábado seu 4º Baile Municipal

Ao som da orquestra de frevos de Fernando Borges e do cantor André Rio, a cidade de Arcoverde realiza no próximo sábado, dia 30, a 4ª edição do seu Baile Municipal. Este ano o grande homenageado é o carnavalesco Dão Novaes e seu Boi Magangá, há mais de 40 anos fazendo a alegria dos foliões. O baile acontece no Esporte Clube Municipal, a partir das 23:00h, e abre oficialmente o Carnaval Folia dos Bois de 2010 em Arcoverde. Além dos artistas e orquestras de frevo, também vão se apresentar na noite do baile o Boi Maracatu, campeão do Carnaval 2009 da terra do Cardeal. Toda a renda do Baile Municipal será revertida em prol do Programa Arcoverde Solidária, que no ano passado distribuiu 500 colchões com famílias carentes.

Artesãos passam por recadastramento em Arcoverde


O Governo do Estado realiza esta semana em Arcoverde o cadastramento do Artesão de Pernambuco. Os artesãos devem levar carteira de identidade, CPF, três Fotos 3 por 4 recentes e comprovante de residência. Os artesãos também devem levar certificado de cursos, caso tenha participado de algum, peça de artesanato pronta e matéria-prima para demonstrar o seu trabalho. O local do cadastramento é na Associação Comercial de Arcoverde entre os dias 27 e 28 de janeiro de das oito da manhã as seis da tarde

domingo, 24 de janeiro de 2010

Arcoverde realiza II Encontro de Bois

A folia tomou de conta das ruas de Arcoverde, sábado, dia 23, a partir da 17h, quando aconteceu o II Encontro de Bois, promovido pelo Coletivo Cultural de Arcoverde - COCAR, com apoio da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Arcoverde. Puxados pelo tradicional Boi Mangangá, os blocos e troças de bois desfilaram pelas principais avenidas da cidade, saindo do Esporte Clube Municipal até a Praça da Bandeira, a onde em palco montado ao lado do Coreto, aconteceram as homenagens ao saudoso Luiz Preto e seu Boi Lavareda. Uma orquestra de frevos fez a animação da folia abrindo as comemorações do Carnaval 2010 de Arcoverde.

FOTOS DO DESFILE DO II ENCONTRO DE BOIS












AESA prorroga inscrições para o vestibular 2010.


Estão prorrogadas as inscrições para o vestibular 2010 da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde. O prazo foi ampliado para dar mais oportunidades dos feras fazerem suas inscrições com tranqüilidade. São oferecidas 400 vagas nos cursos de Licenciaturas em geografia, história, letras, biologia, matemática, educação física e Bacharelado em Enfermagem. Agora os candidatos tem até o dia 27 para fazerem sua inscrição pela internet e dia 28 para fazer na tesouraria da AESA. As inscrições custam 80 reais e as provas agora vão acontecer dias 31 de janeiro e primeiro de fevereiro, a partir das treze horas. No domingo, os feras fazem provas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa e Redação. Na segunda-feira acontecem as provas de Ciências Humanas e Ciências Exatas.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Arcoverde abre carnaval com encontro de bois


O Coletivo Cultural de Arcoverde realizará sábado, dia 23, o segundo Encontro de Bois de Arcoverde. A concentração será no Esporte Clube Municipal às quatro da tarde, de onde sairá o cortejo carnavalesco, puxado por orquestra de frevo, seguindo pelas ruas da cidade em direção à Praça da Bandeira, onde haverá grande festa, com as agremiações carnavalescas.Na ocasião será prestada homenagem ao famoso Boi Lavareda, que será recebida pelo integrante da agremiação: Manoelzinho de Mormaço. O encontro de bois tem o apoio da Secretaria de Turismo de Arcoverde que deve inserir a partir de 2011 a folia no calendário de eventos da cidade.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Hospital de Arcoverde ganha nova maternidade e ala feminina ampliada. Acompanhe as fotos do evento.




Prefeito Zeca Cavalcanti(PTB) e João Lyra Neto (PDT) Secretário de Saúde e vice-governador e o diretor do HRA, Dr. Wamberg visitando as instalaões do Hospital.

Começam obras de colocação de postes ornamentais na duplicação


A Secretaria de Infraestrutura já deu início aos trabalhos de colocação dos postes de iluminação ornamental no trecho da duplicação do perímetro urbano de Arcoverde que vai da Praça do São Cristóvão até a BR 232, passando pela Cohab I. Cada poste contará com duas luminárias entre a praça e a Delegacia Regional iluminando os dois lados da pista. Uma nova etapa de postes será colocada a partir do Esporte Clube Municipal até o encontro com a 232. A previsão dada pela empresa responsável pela colocação da iluminação ao prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) é de que toda a obra seja concluída até o início de fevereiro. Paralelo a ela, os trabalhos de colocação de asfalto nas pistas que se prolongam do Esporte até a BR 232 vão ser retomadas, agilizando, assim, a conclusão da duplicação do perímetro urbano de Arcoverde, iniciando na IVEL até a BR 232, passando pela Cohab I.


quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

João Lyra diz que sai em março da secretaria.



Durante discurso na inauguração da nova maternidade do Hospital Regional de Arcoverde, o vice-governador e Secretário estadual de Saúde, João Lyra Neto (PDT), disse que vai deixar a pasta em março. Segundo ele “não estou preocupado com reeleição, eleição, mas em março entrega o cargo ao governador”. Ele também afirmou que o presidente Luis Inácio Lula da Silva vem no dia 27 de janeiro a Pernambuco, pela primeira vez este ano, para participar da solenidade de inauguração da Unidade de Pronto Atendimento de Paulista, prevista para acontecer na próxima segunda-feira. Devido solicitação do presidente Lula (PT) ao governador Eduardo Campos (PSB), o Governo do Estado remarcou para o final do mês a inauguração daquela unidade de saúde.

AESA vai receber cursos da UPE em Arcoverde


Uma reunião na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA, definiu o futuro da instalação da Universidade de Pernambuco no município a partir deste ano. Prometida pelo governador Eduardo Campos ao prefeito Zeca Cavalcanti, a UPE vai ganhar uma unidade em Arcoverde chegando inicialmente com os cursos de Direito e Odontologia. Na última quarta-feira, dia 13, a vice-prefeita Madalena Brito; o Presidente da AESA, Professor Jonas Costa; e o Reitor da Universidade de Pernambuco, professora Carlos Callado, definiu os detalhes iniciais para a instalação da UPE na cidade.
Durante o encontro, o reitor Callado colocou a intenção da UPE fazer uma parceria com o Município e a autarquia no sentido de iniciar ainda no segundo semestre de 2010 os primeiros cursos de graduação na terra do Cardeal. A parceria além de acelerar o processo da instalação da UPE também iria dar tempo para o Governo do Estado definir a construção do prédio próprio da Universidade em Arcoverde, salientou o Reitor Carlos Callado. A vice-prefeita, Madalena Brito, repassou toda a determinação e o desejo do prefeito Zeca Cavalcanti para a instalação da universidade no município. Diante disso, o presidente da AESA, Jonas Costa, colocou cerca de 26 salas à disposição da UPE nos horários da manhã e tarde, além de disponibilizar laboratórios e biblioteca que serão reforçadas e melhoradas pela UPE dentro do processo de parceria. Ainda agora em janeiro, técnicos da Universidade de Pernambuco chegam a Arcoverde para avaliar a situação atual dos equipamentos da AESA e as necessidades para a sua complementação e melhorias.
Com as decisões tomadas, o primeiro vestibular da UPE deve mesmo acontecer no próximo mês de junho, devendo oferecer 50 vagas para o curso de Direito e 25 vagas para Odontologia. Será o primeiro curso de Direito oferecido pela UPE e o primeiro do interior gratuito. O número real de vagas será definido após a conclusão do projeto técnico-pedagógico em elaboração pela UPE. Ainda no início de fevereiro, o reitor Carlos Callado e o prefeito Zeca Cavalcanti se reúnem para selar a parceria entre o Município, o Governo do Estado e a UPE para a instalação definitiva da Universidade de Pernambuco no município.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Secretário e prefeito inauguram obras em Hopsital


A Secretaria de Saúde do Estado reabre nesta quinta-feira, às 16h, a maternidade do Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde, sertão do Moxotó. O setor terá uma capacidade para realizar 250 partos por mês. Na ocasião, o secretário de Saúde, João Lyra Neto, acompanhado do Prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, também entrega uma nova ala feminina, que passou por uma reforma. No total, mais de R$ 350 mil foram investidos em serviços de reestruturação da unidade.

As obras para modernizar a maternidade e a ala feminina duraram cerca de quatro meses. Paredes foram pintadas, portas foram trocadas e instalações elétricas e hidráulicas foram todas reformadas. O mobiliário foi renovado e os problemas com infiltrações e vazamentos foram solucionados. Os dois setores do Ruy de Barros Correia atendem agora as normas do Ministério da Saúde, com divisão de leitos para isolamento e instalação de postos de enfermagem. Com os ajustes, a maternidade passou a contar com 38 leitos e a ala feminina com 19.

“Essas obras representam mais conforto e maior qualidade de atendimento para a população”, salienta José Weinberg Neto, diretor do Ruy de Barros Correia. “Além disso, em um ambiente mais limpo e com menos chance de infecção hospitalar, os profissionais de saúde também ganham mais qualidade na hora de trabalhar”, acrescenta o diretor. Ele informa também que o hospital foi contemplado também com a aquisição de novos equipamentos – entre eles, um raio-x fixo de 500 mil ampères. Os aparelhos já foram licitados e devem chegar à unidade ainda no primeiro semestre de 2010. O investimento foi de mais de R$ 546 mil.

Informações do PE.COM

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Técnicos da UPE definem instalação de universidade em Arcoverde


Acontece nesta quarta-feira, as 15:00h, na sala de reunião da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde(AESA), importante reunião entre representantes da Universidade de Pernambuco - UPE, e do município. Em pauta a instalação da UPE em Arcoverde a partir de junho deste ano. Por motivos de viagem, o prefeito Zeca Cavalcanti será representado pela vice-prefeita Madalena Britto. Participam também da reunião o presidente da AESA, Prof. Jonas Costa e a direção da escola Senador Vitorino Freire. Anunciada no final do ano passado pelo Governador Eduardo Campos e o prefeito Zeca Cavalcanti, a instalação da UPE chega a Arcoverde trazendo dois cursos: Direito e Odontologia. Neste primeiro momento as aulas vão acontecer na Escola Senador Vitorino Freire e no prédio da AESA.

Vestibular da AESA inscreve até dia 20


Terminam no próximo dia 20 de janeiro as inscrições para o Vestibular 2010 da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA. Os feras poderão fazer sua inscrição na tesouraria até as 21 horas do dia 20, ou pela internet até o dia 19, através do site www.aesa-cesa.br. Estão sendo oferecidas 400 vagas nos cursos de história, letras, matemática, biologia, geografia, educação física e enfermagem. As provas acontecem nos dias 24 e 25 de janeiro, no prédio da AESA. A inscrição para o vestibular custa 80 reais.

Turismo lança esta semana calendário de eventos.


A Secretaria de Turismo de Arcoverde apresenta na próxima quinta-feira ao trade turístico da cidade o calendário de eventos de 2010. Com mais de 20 eventos oficiais programados para todo o ano, o calendário começa com a apresentação do Baile Municipal, que este ano homenageia o carnavalesco Dão Novaes, dia 30, no Esporte Clube Municipal. A apresentação do calendário acontece as 10 horas da manhã desta quinta-feira, na sede da CDL Arcoverde e deverá reunir, além da imprensa, donos de hotéis, restaurantes, pousadas, lanchonetes e bares.

Vice-governador e prefeito inauguram obras no Hospital Regional


Acontece as três horas da tarde a solenidade de inauguração das reformas e melhorias do Hospital Regional de Arcoverde. A solenidade será nesta quinta-feira com as presenças do vice-governador e secretário de Saúde, João Lyra Neto, e do prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti. Com as obras, o Hospital ganhou mais leitos e espaço tanto na Maternidade como na ala feminina daquela unidade de saúde. O evento de inauguração acontece na área externa do hospital. Desde setembro do ano passado o HRA passou para as mãos da Prefeitura de Arcoverde que está administrando aquela unidade de saúde.