domingo, 31 de outubro de 2010

Arcoverde em ritmo eleitoral.

Manhã calma, eleitores seguindo os rumos das urnas, seções tranquilas e presença constante do cidadão e da cidadã. Assim foi a manhã deste dia 31 de outubro na cidade de Arcvoerde, dia em que o Brasil escolhe seu ou sua nova presidente. Apesar dos prognósticos, a abstenção não deve ter grandes alterações em relação a outros pleitos. Deve ficar entre os 20% e 25%, não alterando, portanto, tanto o resultado final da eleição.

Um dos diferenciais deste segundo turno é que, em contrapartida aos eleitores que não vão votar por falta de transporte ou mesmo vontade, outros que não votaram no primeiro turno estão indo até as seções eleitorais confirmarem seu voto.

A expectativa é de que a noite seja de festa em Arcoverde com a provável vitória de Dilma Rousself. Caso se confirme nas urnas, a festa começa já na praça da Bandeira. É aguardar para ver.

sábado, 30 de outubro de 2010

Uma aliança para o futuro

O dia de sábado foi marcado em Arcoverde, principalmente nas emissoras de rádios, pelo agradecimento. Tanto na rádio Itapuama Fm, como na Independente FM, o prefeito Zeca Cavalcanti e os deputados eleitos Júlio Cavalcanti ( estadual ) e Cadoca ( federal) agradeceram aos eleitores pelas expressivas votações. Júlio como o filho da terra que logo de saída, em um primeiro embate eleitoral, conseguiu atrair 15.940 votos dos arcoverdenses. No estado foram 41.810 espalhados por 144 municípios. Cadoca entra para a história política da cidade, mesmo que alguns não queiram ou mesmo não aceitem, mas como diz Zagalo "terão que engolir", como o candidato a deputado federal mais votado da vida política de Arcoverde. De uma só tacada o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, fez um deputado estadual, um federal e ainda ganhou um senador com a vitória de Armando Monteiro ( PTB ). Neste domingo, para fechar o ano de 2010 com chave de ouro, o prefeito só falta mesmo ver se confirmar nas urnas o que as pesquisas de todos os institutos dizem: Dilma presidente.

Fechada as urnas e confirmando a vitória, começa um novo tempo, um novo processo na "luta" política da terra do cardeal. Enquanto o prefeito e aliados voltam os olhos para as obras e o trabalho durante os próximos dois anos, a oposição tenta buscar no fundo do baú, se conseguir enxergá-lo, um nome, um mote, um motivo, uma razão, um foco para derrubar a popularidade e força eleitoral que o prefeito Zeca Cavalcanti demonstrou neste ensaio geral para 2012. Fala-se no pseudo mito Julião, como o prefeito que mais trabalhou em Arcoverde ( pura balela derrubada não apenas pelos fatos como pela administração do atual prefeito). Na realidade ele foi o que mais deu trabalho a Arcoverde, que o diga o Tribunal de Contas do Estado. De quebra, se fugir, como é tradição do dito cujo, tem o seu mano, Israel Guerra, hoje figura obscura num cargo de péssimo escalão do governo Eduardo. Mas ainda tem a ex-prefeita Erivânia, sem brilho próprio e que saiu do governo como a pior prefeita da história da cidade. Por outro lado tem o professor Caetano, candidato olímpico que disse tudo o que queria, mas não conseguiu dizer a que viria como prefeito. Na paralela ainda tem a ex-prefeita Rosa Barros, ao que tudo indica muito confortável com o cargo do Governo Eduardo e sem muita disposição para queimar dinheiro e o pouco do capital político que lhe resta. Somando tudo isso conseguimos com maestria traduzir num montante de "nada". Resumindo: a oposição é um verdadeiro balaio de gato que está caminhando novamente para se tritutada nas urnas de 2012, como foram em 2008 e agora em 2010.

Mas o título diz "uma aliança para o futuro". O que quer dizer? É que o futuro passa obrigatoriamente pelas mãos, a vontade e o trabalho do atual prefeito Zeca Cavalcanti. De nada adianta a oposição reunir uns gatos pingados em manifestações diminutas e dizer que vai voltar o melhor prefeito da história de Arcoverde, pois ele já está aqui. De nada adianta querer impor nome, ou nomes, ou mesmo espalhar em esquinas ou botecos que "eu" sou o candidato do Zeca, com ele ou sem ele. Sem ele, com certeza estará com os outros e com os outros, com certeza estará sem ninguém. Mas e a aliança? Essa, ele, o prefeito, o verdadeiramente melhor prefeito da história de Arcoverde, conseguiu fazer em 2008 com o povo desta terra, quando teve a votação de 75% da população. Sem nada cobrar, transformou a vida das pessoas, transformou a vida da cidade e transformou a política desta terra. Fez a grande aliança com o povo e não serão gritos, uivos ou mesmo "pitis" que vão acabar este casamento que promete muitos frutos nos próximos anos. Um futuro que ppromete ecoar em outras cidade, em outras regiões. Zeca conseguiu com a eleição de seu irmão, Júlio, para deputado estadual, romper as fronteiras de Arcoverde, da região e chegar a todo o Pernambuco.

Mas, hoje é domingo, é dia 31, dia de escolher a sua presidente ou o seu presidente. As mulheres que me perdoem, mas hoje elas são maioria e está mais do que na hora delas fazerem valer a vez da mulher.

Um bom domingo. Até o próximo.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Calypso e Arreio de Ouro abrem exposição de animais em Arcoverde.

Na próxima quinta-feira, dia 28, Arcoverde abre oficialmente a sua vigésima sexta exposição de animais. A expectativa é de que mais de mil animais estejam em exposição disputando mais de 60 mil reais em prêmios.

Na parte de shows, a grande atração da abertura é a banda Calypso que volta à Arcoverde para se apresentar na área de eventos da Expoarc a partir das dez da noite. Também na quinta-feira ainda tem a banda Arreio de Ouro fechando a noite de abertura do evento.

Na sexta-feira, a grande atração da festa será a dupla sertaneja Milionário e José Rico. Já no sábado, encerrando a expoarc, sobem ao palco os cantores Flávio José e Adelmário Coelho.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Arcoverde promove audiência pública contra o crack.

Nesta quarta-feira, dia 13, a Promotoria Pública de Arcoverde promove a primeira Audiência Pública de Combate ao Consumo e a Venda de Drogas no Município. O evento acontece no plenário da Câmara de Vereadores, a partir das oito e meia da manhã.

Segundo o Promotor público Dr. Carlos Eduardo Domingos Seabra, a audiência terá por objetivo estabelecer metodologias e políticas públicas para o combate à venda e ao consumo de substâncias entorpecentes no Município de Arcoverde.

Vão participar da audiência secretarias municipais, vereadores, delegados de polícia, polícia militar, entidades ligadas ao tratamento de jovens, Lyons, Rotary, maçonarias, OAB e outros órgãos ligados a segurança no município e em Pernambuco.

As secretarias de Saúde, Ação Social e Educação vão apresentar as ações já desenvolvidas e as novas propostas de combate ao trafico e ao consumo de drogas no município, principalmente o crack que vem se espalhando por todo o interior do Estado.

domingo, 10 de outubro de 2010

Confirmadas datas da Exposição de Animais.

Está confirmada para os dias 27, 28, 29 e 30 de outubro mais uma edição da Exposição Regional de Animais de Arcoverde. Este ano, as noites de shows serão nos últimos 03 dias da festa que acontece no Parque de Exposições Severiano de Brito Freire, às margens da BR 232.

A Expoarc deverá atrair mais de mil animais e criadores de todo o estado de Pernambuco, bem como de outros estados nordestinos. Serão distribuídos mais de R$ 60 mil em prêmios. A Expoarc ainda contará com as exposições de caprinos e ovinos e a de girolando.

Segundo informações da Secretaria de Turismo, a grade de shows está sendo fechada nos próximos dias e deverá ser anunciada a qualquer momento.

Odebrecht sob ameaça de fechar as portas em Arcoverde.


Problemas de caixa, entraves com as indenizações de terras, embargos de obras e a incerteza eleitoral da corrida presidencial, entre outros fatores, pode levar a empresa Odebrecht a fechar suas portas na cidade de Arcoverde e parar as obras de construção da Transnordestina na região.


Extra oficialmente, a ordem interna é parar tudo e teria ficado definido que até a próxima quarta-feira, dia 13, a direção da empresa dá o ultimato sobre a medida que tomará. Caso se confirme a informação, centenas de trabalhadores acabarão sendo dispensados e as obras nos trechos de Arcoverde e Pesqueira serão paralisadas.


Hoje a Odebrecht ocupa todo o prédio do Max Hotel, nas margens da BR 232, além de outros imóveis na cidade que deverão perder seus inquilinos com a confirmação da notícia. Nesta semana saberemos até que ponto tem fundamento esta informação, já que a obra é um empreendimento privado e conta com financiamento do Governo Federal.

A partir de 2011, Arcoverde volta a ter representante na Assembleia Legislativa


Aconteceu aquilo que já se previa: Júlio Cavalcanti (PTB) foi eleito deputado estadual “decolando” de Arcoverde com apoio do irmão, Zeca Cavalcanti (PTB), que é um dos prefeitos mais bem avaliados de Pernambuco. Ele recebeu mais de 40 mil votos e foi majoritário em cinco cidades, entre elas Ibimirim e Buíque.



Além de ter feito do irmão o candidato majoritário em sua cidade, Zeca deu o 1º lugar a Cadoca (PSC), para a Câmara Federal: 7.460 votos. Ana Arraes (PSB) veio em 2º com 3.887 votos e Inocêncio Oliveira (PR) o 3º com 2.401 votos.



Votaram em Inocêncio a ex-prefeita Rosa Barros e a vereadora Célia Cardosa, ambas filiadas ao PR. Se tudo sair como planejado, o próprio prefeito deve ser o candidato do grupo à Câmara Federal em 2014.



O último filho de Arcoverde na Câmara foi Airon Rios, há mais de 20 anos, donde se conclui que há espaço de sobra no vale de Ipojuca para a construção de uma candidatura “da terra”.






Fonte: www.inaldosampaio.com.br