sexta-feira, 6 de abril de 2012

Começa a corrida às urnas de outubro



Dia 7 de abril, data final para desincompatibilização de cargos públicos de quem pretende disputar as eleições de 7 de outubro próximo. Na realidade, 4 de abril, anteontem, seria a data mais tranquila para que os futuros pré-candidatos entregassem seus cargos para disputar um mandato de vereador. Isso mesmo, de vereador, porque, no caso de quem vai disputar um cargo de vice ou de prefeito, a data final é dia 4 de junho. Ou seja, as apostas que começavam a circular pelas ruas de Arcoverde sobre quem sairia do governo neste começo de abril e se tornaria potencial candidato do prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) à sua sucessão, deram com os “burros n’água”. Ou seja, secretários que sonham em ser candidatos a duas vagas majoritárias das eleições deste ano só precisam deixar seus cargos 4 meses antes do pleito. A depender do prefeito que não pretende antecipar campanha eleitoral e sim trabalhar e fazer obras, vai demorar mais um pouco para sabermos quem será o “escolhido”. Apesar da falta de apoio do chamado Pernambuco das Paixões do Governo do Estado, o espetáculo Horizonte da Paixão, produzido pelo SESC Arcoverde com apoio da Secretaria de Turismo de Arcoverde, abriu ontem à noite sua 12ª temporada com um público recorde. Milhares de pessoas foram conferir de perto o espetáculo que este ano trouxe novidades. Novidades também tem na política, que promete mexer com o PR em Arcoverde, já que o professor Darlanges Alves, ex-suplente de Deputado Federal, diz em todo o lugar que será candidato a prefeito pelo Partido Republicano e que já teria a garantia do partido para isso.  Bom! Enquanto os autores não resolvem o enredo deste filme, o prefeito Zeca colocar em cena mais um campeão de bilheterias em obras: a reforma do saudoso e futuramente renovado e modernizado Cine Rio Branco. Exatamente quando ele completa 95 anos de existência. Um resgate da história que valoriza a cultural e promete devolver a população de Arcoverde um Cinema moderno, climatizado, projetor top de linha e tablado e camarim para teatro. Teremos de volta o nosso cinema e vamos ganhar de quebra um teatro para nossos artistas encenarem toda a sua arte. Arcoverde fecha 2012 realizando o Melhor Carnaval de todos os tempos, o Nação Pernambuco que chega pela primeira vez, o Melhor São João que se aproxima e entrega o melhor da história de nossa arte e nossa cultura de volta para o povo: o Cinema Rio Branco.

CURTAS

Com o nome nas ruas como pré-candidato do PSB à Prefeitura de Buíque, a ex-vice-prefeita Miriam Briano entregou esta semana o cargo de assessora do Deputado Estadual Júlio Cavalcanti (PTB) na Assembleia Legislativa. Vai à luta com apoio do deputado, do prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) e do PSC de Cadoca. O reforço dos irmãos Cavalcanti tem turbinado a candidatura da ex-vice-prefeita no município.

O diretório regional do PRB se reuniu na última terça, dia 03, no Município de Afogados da Ingazeira, para discutir com seus filiados o fortalecimento da legenda e o caminho que o partido seguirá nas eleições deste ano. O encontro também serviu para escolher a nova comissão provisória do PRB em Afogados, que será presidida pelo comerciante José Cícero, o "Batinga". Vai apoiar o pré-candidato do PSB, José Patriota.

E o PT quem diria, resolveu se reinventar e não foi pra melhor, pelo menos lá, na capital pernambucana. Dos ilustres fiéis escudeiros do PT de Eduardo, surgiu a grande idéia de anistiar os petistas devedores para que eles possam votar nas prévias previstas para agosto. O motivo? Simples! Acender a esperança da vitória de Maurício Rands na disputa com o prefeito João da Costa. Hoje, João leva fácil as prévias contra tudo e contra todos.

O prefeito da cidade de Salgueiro, Marcones Libório de Sá decretou estado de emergência em grande parte da área rural do município que vem sendo afetada pela seca na região. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Nilton Cavalcanti a estiagem vem se configurando como a mais dura dos últimos anos.

Em Arcoverde, por sua vez, as chuvas até que deram o ar das graças, mas não chegaram as áreas mais secas do município. Ipojuca e adjascências continuam castigadas pela estiagem. A esperança é que abril traga as chuvas que já deveriam ter vindo e alivie a situação dos moradores e criadores da zona rural do município.

O tesoureiro da Prefeitura Municipal de Carnaíba, José Mário Cassiano – conhecido como Zé Mário –, entregou um requerimento à secretaria de Administração municipal, pedindo o afastamento do cargo para disputar as eleições de outubro. Zé Mário (PSB) será pré-candidato a prefeito da cidade. O tesoureiro foi escolhido em março pelo prefeito Anchieta Patriota (PSB) para sucedê-lo na administração municipal.

Em Arcoverde, quem já entregou o cargo com vistas as eleições de outubro próximo foi o professor de Educação física, Geraldo Xavier, o Lela como é mais conhecido. Diretor do Departamento de Esportes da Secretaria municipal de Educação, Lela agradeceu ao prefeito pela confiança nos últimos 7 anos e 3 meses e vai à disputa por uma cadeira na Casa James Pacheco pelo Partido Social Cristão, o PSC de Cadoca. Outros também que já saíram e vão em busca de voltar à Câmara são os ex-vereadores Sg. Siqueira e Ivanildo Matos, ambos do PTB.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário