segunda-feira, 2 de abril de 2012

Definida programação do Festival Pernambuco Nação Cultural


Fernando Duarte (Pres. da Fundarpe ) apresentou a estrutura
do Festival em coletiva no teatro do Arraial, Recife.

             Lirinha, Clayton Barros, Xico Assis, Mundo Livre, Tonino Arcoverde e outros nomes fazem parte da grade da programação do Festival Pernambuco Nação Cultural do Sertão do Moxotó, que acontece em Arcoverde e mais seis cidades ( Sertania, Betânia, Ibimirim, Manari, Custódia e Inajá ), entre os dias 09 e 15 de abril, e foi apresentada em coletiva de imprensa na manhã desta 2ª feira, no Teatro do Arraial, no Recife. Presentes os jornais Portal do Sertão e Correio da Cidade; os blogs Falando Francamente ( Amanda Oliveira), Xis Club, Conectado Pernambuco, o jornalista Muriê Morais, TV LW, além da imprensa estadual.

O Festival é uma promoção do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe e, além de música, que mobiliza o maior público, a grande característica do FPNC é promover a cultura em todas as suas linguagens. Assim, na programação também haverá encontro de mestres de tradições populares, mostra de audiovisual, teatro, oficina de formação, mostra de artesanato e fotografia. Nesta edição, o Festival contará com palcos para shows em Arcoverde e em Sertania.

Em Arcoverde, a programação acontece durante quatro dias a partir da 4ª feira, com apresentação de bandas do cenário punk rock do estado. No primeiro dia tocam as bandas Fetus, Sistema de Protesto, BCR e Irmandade Punk ( todas de Arcoverde ), Plugins ( Recife) e Os Cachorros ( Olinda ).

Na quinta-feira, será dia de homenagem a Luiz Gonzaga – devido ao seu centenário, a homenagem ao rei do baião se repetira em todas as edições do Festival Nação Cultural, com apresentações dos arcoverdenses Paulinho Leite, Tonino Arcoverde, Pariceiros e Joquinha Gonzaga. Na Sexta tem o sambista Xico de Assis, o Samba de Coco Raízes de Arcoverde e as bandas Rivotril e Mundo Livre S/A e o DJ Patrick Tor4. No sábado tocam a Banda Dessinée, o compositor recifense Tibério Azul, Original Olinda Style e novamente o DJ Patrick Tor4. O palco central da festa será montado no largo do Cecora.

O Festival ainda prevê um palco alternativo no Coreto, com apresentações de Sérgio Mutreta e Larissa, Roda Quatro e Clayton Barros (13/04); Maracatu Batuque do Sertão, Nume e Cacau Arcoverde e Treminhão ( 14/04). No bairro do São Miguel, um outro palco reunirá no dia 13/04 as bandas de Pífanos Santa Luzia, Coco da Malhada e Coco das Irmãs Lopes. No sábado, 14, é a vez do Reizado de Caraíbas, Balão Popular e Samba de Coco Trupé de Arcoverde se apresentarem. A programação ainda terá o espetáculo de Circo “Quatro” na Associação Cultural Tropa do Balaco Baco ( 13/04) e o Polo da Poesia, na Budega da Poesia, no sábado, com encontro de poesia Oral do Moxotó.  E pra fechar, no dia 14, às 17h, acontece na Praça Winston Siqueira o Encontro de Bois de Arcoverde e o espetáculo de dança “Zambo” no SESC Arcoverde. Toda a programação do Festival Pernambuco Nação Cultural do Moxotó pode ser conferida no site da Fundarpe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário