sexta-feira, 20 de abril de 2012

Prefeito de Arcoverde afirma que 80% dos documentos levados da Prefeitura pela “Operação Resgate” já foram auditados pela CGU


Notícias veiculada hoje no Blog de Inaldo Sampaio retrata a tranqüilidade do prefeito Zeca Cavalcanti com os últimos acontecimentos em Arcoverde. Leia abaixo a matéria.

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (PTB), disse hoje ao Blog que está “absolutamente tranquilo” com os desdobramentos da “Operação Resgate”, que apreendeu documentos nesta sexta-feira em quatro prefeituras pernambucanas, por suspeita de irregularidades, para serem analisados pela CGU,  Ministério Público e Receita Federal.

A “Operação” envolveu 150 policiais federais nos municípios de Arcoverde, São Benedito do Sul, Paudalho e Macaparana.

Segundo a CGU, estão envolvidos nas irregularidades servidores das prefeituras, engenheiros terceirizados que trabalham para a Caixa Econômica, servidores da Funasa e dos órgãos repassadores dos recursos federais para os municípios. Até agora, no entanto, não há prova do envolvimento dos prefeitos com as irregularidades, que deram um prejuízo aos cofres públicos superior a R$ 20 milhões.

Conforme Zeca Cavalcanti, 80% dos documentos apreendidos pela PF em Arcoverde, mediante mandado de busca e apreensão, já foram auditados recentemente pela Controladoria Geral da União.

Logo após a apreensão dos documentos, que comprometeriam um dos secretários da Prefeitura, o prefeito de Arcoverde divulgou a seguinte nota:
I- Em relação à ação da Polícia Federal, CGU e Receita Federal realizada na Prefeitura de Arcoverde, na manhã de hoje, vimos esclarecer que por determinação do prefeito do município, JOSÉ CAVALCANTI ALVES JÚNIOR, toda documentação foi colocada a disposição da referida “Operação Resgate”, a fim de que sejam prestados todos os esclarecimentos e dirimidas quaisquer dúvidas sobre as ações e o trabalho da Prefeitura de Arcoverde.
II- Nos últimos anos, Arcoverde tem realizado um montante grande de obras, o que desperta a atenção dos órgãos fiscalizadores.

III- Medidas que o prefeito do município concorda e acha necessárias para boa aplicação dos recursos públicos municipais, estaduais e federais.

IV- O Prefeito do Município, desde já, coloca todos os seus funcionários à disposição de qualquer órgão fiscalizador para prestar todos os esclarecimentos sobre as ações realizadas pela administração municipal, bem como, também, coloca-se a disposição a prestar quaisquer informações aos referidos órgãos.

V- Desde pronto, o prefeito do município, JOSÉ CAVALCANTI ALVES JUNIOR, também autoriza legalmente a qualquer órgão de investigação a promover a fiscalização das suas contas bancárias e a quebra do seu sigilo fiscal, bem como de seus secretários e assessores, de forma a contribuir com toda e qualquer investigação em andamento dos referidos órgãos.

7- Essas prefeituras foram auditadas recentemente pela Controladoria Geral da União e, segundo informações extra-oficiais, foram identificadas várias irregularidades.

8- Por essa razão, a CGU pediu a Polícia Federal a apreensão de documentos, especificamente relacionados com processos de licitação, para uma análise mais detalhada dos fatos.

9- O prefeito de Arcoverde foi o primeiro a vir a público para dar esclarecimentos sobre a “Operação Resgaste”, garantindo que não tem o que temer.

10- O prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), também foi notificado pela CGU para defender-se de várias acusações, especialmente referentes a obras e serviços de engenharia. É isso aí.


Um comentário: