quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Governador renova situação de emergência no Sertão pernambucano


        O governador Eduardo Campos assinou, nesta quarta-feira (31), um novo decreto renovando a situação de emergência no Sertão pernambucano por mais seis meses. Na segunda-feira (5) venceria o decreto anterior, do dia 5 de maio.

A assinatura ocorreu em Afogados da Ingazeira, onde o governo entregou cartões do programa Chapéu de Palha Estiagem a agricultores afetados pela longa seca. A decisão será publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta (1°). A decisão é importante para que não haja interrupção de programas sociais e ações de emergência

O novo decreto reconhece que 56 municípios do Sertão pernambucano continuam em estado emergência. A decisão foi baseada em estudos da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Instituto Agronômico de Pernambuco (Ipa) e Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). A previsão é que as chuvas só cheguem a partir de fevereiro de 2013, disse o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos.

Prejuízos – Uma das maiores secas dos últimos 30 anos já causou grandes estragos na economia e na agropecuária de Pernambuco. Na área da produção agrícola as perdas já somam 370 mil hectares plantados, o que equivale a R$ 412 milhões. Na pecuária de leite, a queda registrada já chega a 40%, reduzindo a produção diária de leite de 2,3 milhões para 720 mil litros. Pelo menos 154 mil animais foram enviados para fora do estado e outros 200 mil foram abatidos ou morreram por causas naturais. Em todo o Estado, pelo menos 184 mil famílias ou 1.184 milhão de pessoas estão sendo afetadas pela seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário