terça-feira, 9 de outubro de 2012

Jornada literária Portal do Sertão começa nesta quarta-feira na cidade de Buíque

            O Sesc Pernambuco realiza, desta quarta-feira (10) ao dia 21 deste mês, a quarta edição da Jornada Literária Portal do Sertão. O projeto reúne mais de 100 escritores, críticos e estudiosos da literatura pernambucana em oficinas, conversas, rodas de leitura e recitais. Exibição de filmes e apresentações teatrais completam a programação, gratuita que irá circular pelas cidades de Buíque, Tupanatinga, Sertânia, Pesqueira e Arcoverde, além dos distritos de Carneiro, São Domingos, Cruzeiro do Nordeste, Mimoso e Caraíbas.

A novidade dessa edição é que cada cidade terá seu homenageado: em Buíque, Graciliano Ramos; em Tupanatinga, Lenice Gomes; em Sertânia, Waldemar Cordeiro; em Pesqueira, Ronaldo Correia de Brito; e em Arcoverde, Raimundo Carrero. Entre os escritores convidados estão Jomard Muniz de Brito, Wilson Freire, Marcelino Freire, Cida Pedrosa, Luzilá Gonçalves, Lirinha e Fabrício Carpinejar.

Além de atuar no processo de formação de leitores, a Jornada estimula o surgimento de novos escritores e promove uma aproximação entre público e produção literária do Estado. “Pertencimento, apropriação de saberes, diálogo e principalmente protagonismo são motes que reverberam. Muita coisa é desconstruída para, a partir do estado de instabilidade, promover encontros, provocar leitores, estimular o surgimento de escritas por novos autores. As Jornadas no calor-frio dos dias-noites são maratonas onde a palavra é dotada de múltiplos sentidos”, declara José Manoel Sobrinho, coordenador de Cultura do Sesc em Pernambuco.

A Jornada inicia no dia 10 de outubro, em Buíque, levando as escritoras Mariane Bigio e Susana Morais para uma conversa com os alunos do Sesc Ler Buíque, crianças de 4 a 11 anos. A abertura oficial, na Arena das Letras, traz um bate-papo com Marcus Accioly e Helder Herik, com mediação de Inácio França; cantoria com Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa; e apresentação de Chico Pedrosa.

Este ano, boa parte das atrações conta com o recurso de tradução em libras, já utilizado em outros projetos do Sesc, de forma a permitir um acesso cultural mais amplo.

Fonte: Jornal Portal do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário