quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Transição: O bom e os maus exemplos



A despeito de sua inexperiência, de não ter conseguido implantar uma marca de governo que tivesse a aprovação da população de seu município, a prefeita de Pesqueira, Cleide Oliveira (PRB), derrotada nas urnas de 7 de outubro na tentativa de reeleição, ficando em terceiro lugar, dá um exemplo de democracia, transparência e sentimento republicano. Passadas três semanas da eleição do prefeito Evandro Chacon do PSB, ela abriu literalmente as portas da Prefeitura para que a equipe de transição do prefeito eleito tenha todas as informações necessárias para dar continuidade e começar o Governo em primeiro de janeiro de 2013 sabendo a onde está pisando. Cleide passou dois anos à sombra do ex-prefeito João Eudes (PRP), que não comandava pastas importantes de seu governo e de certa foram emperrava o seu crescimento como prefeita. Percebendo que a mesma sairia candidata a reeleição, com direito, mesmo com um governo não bem aprovado, Eudes partiu para uma candidatura alternativa. Perdeu ele, perdeu ela, ganhou a oposição. Mas, com certeza, nestes últimos dois meses de Governo que lhe resta, a prefeita de Pesqueira pode fechar com chave de ouro seu mandato, entrando para a história política do município e da região, como um exemplo a ser seguido quando se fala em transição. Bem diferente de outra prefeita, aqui bem próximo, na cidade de Sertania, a prefeita também derrotada na tentativa de reeleição, Cleide Ferreira do PSB. Até hoje não sinalizou para a formação de nenhuma equipe de transição, não repassa nenhuma informação ao prefeito eleito Guga Lins (PSDB) e pelo andar da carruagem tem tudo para ser o contraponto de sua xará, a Cleide de Pesqueira, entrando para a história política do município e da região como um mau exemplo de gestor público que transforma o poder público em poder privado e nega a essência da democracia. Problemas que acontece em Ibimirim, Custódia, Pedra, São José do Egito, etc, etc, etc. Ainda há tempo de mudar.

Rezando - O prefeito eleito de Paudalho, José Pereira (PSB), viaja nesta quarta-feira para Juazeiro do Norte (CE) a fim de pagar uma promessa na Igreja em que o Padre Cícero Romão Batista está enterrado. Ele disse ser devoto do “meu padrinho” e que vai agradecer a ele sua quarta eleição para prefeito daquela cidade, que fica a 50 km do Recife. Quem também tá lá é o prefeito de Ibimirim, Adauto Bodegão (PP).

Bandidagem - Um grupo formado por 11 pessoas vindas do município de Afogados da Ingazeira foi vítima de um arrastão, nesta terça-feira (30), enquanto se dirigiam do Instituto de Medicina Integrada Professor Fernandes Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, no centro do Recife, para o Hospital Altino Ventura, no bairro da Boa Vista.

Encontro - Nesta quarta-feira (31), em Afogados da Ingazeira, o Governador do Estado, Eduardo Campos, entrega os cartões do programa Chapéu de Palha estiagem do Sertão do Pajeú e Moxotó.  A solenidade acontece às 09h no Cine Teatro São José da cidade. A expectativa é que cerca de 400 agricultores participem do evento.

Parceria – Através do deputado Júlio Cavalcanti, o prefeito eleito de Pedra, no Agreste,  Zeca Vaz (PTB), foi mais um a reunir-se  com o senador Armando Monteiro para conversar sobre ações que possam ser implantadas para minimizar os efeitos da seca no município. Armando assumiu o compromisso de ajudá-lo na busca por apoio e recursos no Governo de Pernambuco e em Brasília, no governo federal.

Projeto – A vereador Luiza Margarida (PP) apresentou e teve aprovado projeto que transforma a unidade da Fundação Altino Ventura em Arcoverde em entidade de utilidade pública. A parlamentar quer garantir que a entidade não vai embora daqui. A Fundação já recebeu do prefeito terreno para construir sua unidade própria, lá no Por do Sol.

Secretariado – Depois de unir forças que iam do PT e PSB ao PP e PTB, o prefeito eleito de Ibimirim, Adauto Bodegão (PP), começa a montar o seu secretariado. Por enquanto nenhum nome anunciado oficialmente, mas já garantiu ao aliado Partido dos Trabalhadores a indicação de nomes para ser o futuro Secretário de Saúde. Compromisso de campanha.

Feira - No dia 27 de novembro, Arcoverde realiza a 2ª edição da Feira da Cidadania, promovida pelo Ministério Público de Pernambuco, Prefeitura de Arcoverde e Secretarias Municipal e Estadual de Educação. O evento surgiu dentro da campanha Arcoverde Contra o Crack, realizada em 2011. A coordenação dessa vez é da promotora Aline Florêncio.

Festa – O deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) garantiu emenda que vai reforçar a realização da tradicional Festa do Comércio em Arcoverde. Os recursos serão utilizados no reforço da grade de atrações artísticas da festa que vai de 21 a 28 de dezembro e desta vez acontece na Praça da Bandeira.

Calçadas – Como a aproximação do final de ano, é bom a Secretaria de Desenvolvimento Econômico ficar alerta para a invasão lenta e gradual das calçadas do comércio central de Arcoverde. Colchões, produtos eletrônicos, cadeiras e os mais variados produtos começam a ganhar espaço a céu aberto em plena avenida Cel. Antonio Japiassu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário