terça-feira, 30 de outubro de 2012

Um filme em preto e branco



Fechadas as urnas em todo o País, o governador de Pernambuco, que comemora o crescimento de seu partido, o PSB, deixa de lado a política partidária e parte para a política administrativa. Desce amanhã para o Sertão para lançar o Cartão do Bolsa Estiagem, em Afogados da Ingazeira. Um dinheirinho para a população que viu sua produção “torrar” diante do fenômeno secular da seca que, pelo menos a cada 10 anos, traz uma estiagem forte. Foi assim em 2003, foi em 1993 e outros três pra traz. Arcoverde conheceu bem isso, quando há exatos dez anos, a barragem do Riacho do Pau, construída em 1968, simplesmente secou, não tinha mais água com qualidade para atender a população e a cidade ficou rendida aos carros pipas. Um filme que está sob a ameaça de acontecer no ano que vem, caso se confirme a previsão dos institutos de climatologia de poucas chuvas para o ano de 2013. Mas, assim como em todo o Brasil, os governos saem com a toga de messiânicos e salvadores e começam a distribuir cartões, dinheiro e assistencialismo que prende cada vez mais os cidadãos aflitos com a seca, aos políticos de plantão. É uma medida necessária? Importante, mas como sempre paliativa para o drama que avança séculos adentro. Como um velho cinema, repetem-se cenas em preto e branco já vistas e revistas décadas e décadas atrás. Ações mais duradouras, que dão independência aos cidadãos e atende as suas necessidades, como o projeto da transposição, a adutora do Agreste, a adutora do Pajeú, andam a passos de tartaruga. Como sempre, são projetos para o futuro e servem para fazer manchetes em certos momentos da vida política local e regional. Obras que garantiriam água para milhões de nordestinos, criariam um novo Nordeste, abririam novas oportunidades na economia, na área social e libertariam milhões de eleitores/cidadãos dos famigerados carros-pipa e seus “donos”. O cartão é bem vindo, mas as obras estruturadoras e duradouras, essas sim, são essenciais.

CURTAS

A raposa - Os prefeitos eleitos terão apoio do Governo do Estado no processo de transição e no início da gestão. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29) pelo governador Eduardo Campos durante entrevista coletiva. Diz ele que a ação é uma solicitação dos próprios prefeitos que precisam de uma orientação para começar o trabalho. Como pensarão os prefeitos que Eduardo tentou derrotar nas urnas de 7 de outubro?

Os escolhidos - O Prefeito eleito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), seu vice Luciano Siqueira (PCdoB), e o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, receberam lideranças municipais e estaduais dos partidos que compuseram a Coligação Frente Popular do Recife. A partir de janeiro os partidos formarão o quadro de secretarias da Prefeitura. Os nomes só saem em dezembro.

Convidado – O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (PTB), segue ampliando seus espaços rumo a uma vaga na Câmara Federal. Ele foi um dos convidados especiais de João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo JCPM, para a inauguração do Shopping Center Rio Mar, o mais novo centro de compras da capital pernambucana. Será aberto ao público nesta terça (30).

A novidade - Marcos Oliveira gostou da experiência como candidato a vereador pelo PR em Serra Talhada obtendo uma votação expressiva de 1.105 votos, mas não conseguindo ser eleito. O ex-presidente da ASSERPE e diretor das Rádios do Grupo Inocêncio poderá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa caso o deputado Sebastião Oliveira venha realmente a apoiar o deputado Augusto César. Espera a ordem de Inocêncio.

Antecipação – Mal fecharam as urnas de 7 de outubro, já tem gente lançando candidato a prefeito em 2016. O nome viria da família Freire, lá em Buíque, mas foi lançado na cidade da Pedra, durante festa do prefeito eleito Zeca Vaz. Vereador, de olho na disputa de um mandato de deputado estadual, teria antecipado o novo nome para a disputa da prefeitura de Buíque daqui a 4 anos; e olhe que o prefeito reeleito ainda nem reassumiu o novo mandato.

Desaparecido – Depois de vencer o atual prefeito de Poção, Roberivan, o prefeito eleito do PSB, Padre Cazuza, resolveu fazer uma comemoração da vitória além da alma. Em vez de festa, desligou celulares e entrou em retiro para refletir sobre as primeiras medidas que vai tomar assim que assumir em 1º de janeiro. Por enquanto, o padre-prefeito está literalmente fora do ar.

O cartão – Esse é o da zona azul de Arcoverde. Muitas pessoas ainda não sabem como fazer para adquirir o cartão que lhe permite retirar o tíquete de estacionamento nas áreas cobertas pelo projeto. Hoje, 6 locais já estão vendendo os cartões ao preço de R$ 20: Farmácia do Trabalhador, Supermercado Pague Menos, Droga Expresso e 03 quiosques em frente ao Ministério Público e a Caixa Econômica Federal. 

Pra pensar: “Porque a todos é concedido ver, mas a poucos é dado perceber. Todos veem o que tu aparentas ser, poucos percebem aquilo que tu és”. (Maquiavel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário