sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Uma luz no fim do túnel


Dizem que a melhor coisa do mundo é fazer festa com o dinheiro dos outros. Assim pensam alguns promoters que tentam sugar de prefeituras todos os apoios para suas mirabolantes promoções “culturais”. Só pedem o local, o dinheiro da banda, a propaganda e o público pode deixar por conta delas, assim como o resultado da bilheteria. Assim também age o Governo Dilma que utiliza-se do IPI para promover a indústria automobilística, manter o consumo em aceleração, as dívidas também, e sufoca os municípios, principalmente aqueles que vivem exclusivamente do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Segunda a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) a recente política de prorrogação de incentivos fiscais por meio do IPI adotada pelo Governo Federal tem causado graves consequências às contas públicas dos municípios brasileiros. As Prefeituras já deixaram de receber mais de R$ 1,5 bilhão desde o início de maio. O município de Bonito ajuizou ação na Seção Judiciária de Caruaru, alegando que foi violentamente atingido por perda de receita, comprometendo a capacidade da gestão municipal de honrar com seus compromissos. Para o advogado Antônio Campos, “os municípios têm uma cota constitucional de recursos e a União concedeu isenção com dinheiro das Prefeituras”. Ou seja: faz festa com o dinheiro dos outros. Segundo o advogado, a medida fere o pacto federativo, e cita as recentes decisões dos ministros do STF, Joaquim Barbosa e Carmen Lúcia, como base para sua argumentação legal, revertendo posições contrárias de tribunais regionais animando os tributaristas na defesa dos municípios. É de se estranhar que Pernambuco tem uma entidade que congrega todos os municípios (AMUPE), mas só faz conclamar prefeitos para marchas em Brasília e não parte para o enfrentamento legal. Uns dizem que é caso perdido, mas os ministros do STF já demonstraram que não. O que está esperando a AMUPE para seguir o exemplo de Bonito? Em tempos de opressão financeira vale a máxima de que um só pode não conseguir nada, mas todos unidos podem ter alguma coisa. Não basta protestar, tem que agir e Bonito deu o exemplo. Acendeu-se uma luz no final do túnel, resta saber se o novo apagão de Dilma não o ofuscou.

CURTAS

Novo roud - O candidato do PDT a prefeito de Água Preta, Armando Souto, comemorou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de marcar uma nova eleição. Souto recebeu a maior votação, que não foi reconhecida porque concorreu sub judice. Uma nova eleição deve ser marcada para os próximos 40 dias. Ele promete dar uma “surra nas urnas” superior a quatro mil votos no prefeito Eduardo Coutinho (PSB).

Nova festa – A vice-prefeita eleita de Buíque, Miriam Briano (PSB) deixou ontem a política de lado para comemorar seu aniversário. Ao lado do marido com quem vive a 26 e dos filhos, Miriam corta o bolo de olho no tamanho do taco que lhe vai caber no segundo governo Jonas.

Apagão – Os internautas que sofrem de insônia e a população de todo o Nordeste teve que conviver por 2h45 com o mais novo apagão da era Dilma. A presidente que veio do Ministério das Minas e Energia está doida para dar um apagão no Lobão (Ministro das Minas e Energia atual). Em Arcoverde, a luz apagou exatamente ás 23h15 retornando apenas às 02h01. É o segundo em pouco mais de 30 dias.

Adutora - Enquanto o carro pipa socorre a população de São José do Egito, a Compesa está construindo uma adutora que liga a Barragem do Rosário em Iguaraci à cidade de São Jose do Egito numa distância de 52 quilômetros. A previsão é de que somente em janeiro a adutora, que ainda está distante 20 quilômetros, fique pronta.

Cinema – O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (PTB), apesar de estar a apenas dois meses do final de seu governo não para. Está em São Paulo para ver de perto os equipamentos que vão integrar o novo Cine Rio Branco. A obra deve ser entregue no final de novembro e até o final do ano o prefeito quer inaugurar com sessão de cinema gratuita. Qual o filme que poderia marca a volta do cine Rio Branco? Mande sua sugestão.

Buraqueira – É na PE 320, entre Flores e Serra Talhada. Segundo denúncia do presidente do PSD de Flores Lázaro Medeiros, o transtorno é decorrente da instalação de uma balança na BR 232 do distrito de Varzinha, em Serra Talhada. Desde a instalação, caminhoneiros passaram a trafegar pela PE-320 até Flores, para desviar da balança.

Mau exemplo – Vem lá de Custódia, aonde o prefeito Nemias Gonçalves dispensou todos os médicos, enfermeiros e odontólogos das unidades do Programa Saúde da Família no município. Segundo denúncia do prefeito eleito Dr. Luiz Carlos, apenas uma atendente está no local recebendo o povo pra dizer que não tem médico. A denúncia foi para o Ministério Público Federal.

A notícia - A revista britânica 'The Economist' publicou nesta semana uma reportagem em que aponta o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), como forte candidato a presidente da República em 2014. Diz a revista que “Ele [Campos] é nominalmente um aliado da presidente Dilma Rousseff, sucessora de Lula como presidente. Mas ele também é uma potencial ameaça à sua reeleição na eleição de 2014”. Te cuida PT.

Coronel - A Frente Popular de Sertânia se reuniu para definir quem seria o presidente da Câmara de Vereadores de Sertânia, onde a maioria de vereadores na Câmara é da mesma. Sob o comando do deputado Ângelo e de sua esposa Cleide, resolveram indicar um filho do grupo, aquele que faz tudo que mandam: o professor Ivan, ex-prefeito de Sertânia (2005-2009). É o velho estilo do coronel prevalecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário