quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Arcoverde lança projeto ousado de acesso a internet gratuita



     “O projeto Arcoverde Digital tem por objetivo principal atender as famílias mais carentes, que tem um computador em casa, mas não podem pagar por um provedor de internet”. Com essas palavras o prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) disse qual a principal meta do projeto lançado oficialmente nesta quarta-feira (12), nas dependências do Democrático Esporte Clube.

Presentes, além do prefeito, o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB), a vice-prefeita e prefeita eleita Madalena Britto (PTB), o vice-prefeito eleito Wellington Araújo e os vereadores Luciano Pacheco (PSD), Luiza Margarida (PP) e Warley Amaral (PTB).

Para a vice-prefeita Madalena, “o prefeito Zeca cada vez mais surpreende a população e a todos nós com mais uma grande ação, mais uma importante obra”. Um prefeito que vai ficar na história de Arcoverde, disse ela.

Desde o início de 2011, os testes da internet gratuita passaram por várias etapas. A última foi com a troca do provedor, que passou a ser da OI. “O antigo sempre apresentava problemas de conexão, o que dificultava o acesso. Agora a velocidade aumentou 10 vezes, passando para 100 Megas.”, explica o técnico em Informática da PMA, Igor Maximiliano, que fez a apresentação do projeto para o público presente ao Democrático.

O objetivo é oferecer acesso à internet de forma gratuita a toda a população por meio da oferta de acesso residencial via wireless. A tecnologia aplicada ao projeto, é a de rede WiMAX da Alvarion, uma das mais avançadas do mundo, de tecnologia israelense.

Para ter o serviço, a população deverá adquirir uma antena de wireless e contratar um técnico para fazer a instalação. À exemplo de uma antena de TV. “O cidadão deve estar com o IPTU regularizado e a partir daí solicitar a senha de acesso, enviando um email com o número de cadastro imobiliário para: arcoverdedigital@arcoverde.pe.gov.br”, fala Maximiliano, que esclarece, “quem não tiver OK com imposto, também poderá ter acesso, mas apenas duas horas por dia”. A diferença é que neste período a velocidade da internet será bem inferior para quem acessar de forma livre. A restrição a apenas um ponto de acesso por residência visa justamente evitar que empresas ou particulares se utilizem do sinal para venderem serviços. 

A meta é que as pessoas que não podem pagar R$ 60, 70 ou R$ 75 por um provedor possam ter direito a internet gratuita em sua casa, disse o prefeito.

A estrutura do Arcoverde Digital está baseada no padrão de distribuição de sinais por pontos de acesso. Serão, ao todo, nove (09) espelhados pelo município, entre eles estão: Edifício Alto do Cruzeiro, DIRT, Caixa D’água, Esporte Clube de Arcoverde, PSF José Cavalcante Alves, Policlínica da Boa Esperança, Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA, Escola Integral e PSF São Miguel.

A prefeitura também já está em processo de licitação para a instalação de novos pontos de acesso, desta vez na zona rural do município. Serão beneficiadas as comunidades de Aldeia Velha, Ipojuca, Caraíbas, Riacho do Meio e Serra das Varas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário