terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CIEE disponibiliza vagas de estágio para Arcoverde


O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, está oferecendo vagas de estágio nas áreas de engenharia civil, técnico em mecatrônica, ciências contábeis e administração de empresas. Para Arcoverde, existe uma vaga de estágio na área de Administração.
O estudante interessado deve estar cursando entre o 2º e 7º período, residir em Arcoverde e ter noções de informática básica. A carga horária é de 6 horas diárias e a bolsa auxílio fica no valor de R$ 511,00 + R$ 34,00 (auxílio transporte)
Os interessados deverão se dirigir até a sede do CIEE Caruaru, localizada na rua Deolindo Tavares, s/nº, bairro Maurício de Nassau. Outras informações pelo (81) 3723.4141.



Matrículas de aprovados em vestibular da AESA terminam nesta quarta

Amanhã, 1º de fevereiro, é o último dia para os classificados  na 1ª e 2ª opção do Vestibular 2012 - 1º semestre, da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA, fazerem sua matrículas. Os feras recém aprovados devem procurar a tesouraria da AESA munidos de toda a documentação autenticada. 

As matrículas podem ser feitas nos horários da 08h às 12h e das 16h às 21h. Quem perder a data terá uma nova oportunidade nos dias 6 e 7 de fevereiro, quando serão feitas as matrículas dos remanejados do vestibular e dos retardatários. O pagamento da matrícula pode ser feito à vista ou no cartão de crédito. Devido a forte inadimplência de outros anos, a Autarquia não aceita mais o pagamento em forma de cheque. 

Também no período de 06 e 07/02, acontecem as matrículas dos alunos Regulares, Complementação de Carga Horária, Adaptação, Cadeira Isolada, Portadores de Diplomas e Transferidos de outras IES.

Tragédia anunciada




No último dia de janeiro, uma reflexão diante do grave acidente que ceifou a vida de 4 adolescentes, 4 jovens que começavam a dar os passos rumo à vida adulta, mas que acabaram com seus sonhos e projetos numa curva da estrada da Pedra. Por trás da tragédia, o velho drama do consumo excessivo de álcool, tão costumeiro na sociedade atual e tão fatal devido as armas que a sociedade  moderna nos deu ( carros e motos ). Veículos que por si só merecem todo o cuidado para um motorista sóbrio, imagine-se para um condutor alcoolizado. Álcool, direção e morte, um receituário que poderia se culpar o próprio motorista, ou os que andam com ele; quem sabe os pais, em caso de jovens adolescentes que vivem sob o manto e sobre os carros dos genitores, trocando o bom viver pelo bem beber. Se há culpas maiores, somente a consciência de cada um poderá dizer, mas a sociedade tem sua grande parcela de responsabilidade ao fechar os olhos para a tragédia que a cada final de semana paira sobre os jovens, principais vítimas destes tipos de acidente. A ânsia de viver o hoje, o imediatismo, o mundo que está prestes a se acabar, acaba de fato para os que entram neste caminho. É da índole do ser humano contrariar as normas, mas não da sociedade. Esta, seja por meio das forças de segurança, de uma fiscalização mais forte, deve ficar cada vez mais alerta, mais punitiva, mas vigilante para que nossa juventude não ponha fim a sua história em meio a copos, garrafas e tragédias. E é um espetáculo a olhos vistos, basta circular em bares, restaurantes, shows e festas em Arcoverde, Pedra, Buíque, qualquer cidade de nosso quadrante para ver a união perfeita entre duas coisas inconciliáveis: bebida e direção. Aos pais, cabe pisar no freio da loucura juvenil que acredita ser imortal, misturando todos os finais de semana álcool e direção. A sociedade precisa se alertar cada vez mais, pois amanhã o próximo pode ser alguém bem próximo de você, alguém dos seus. A imprudência não escolhe vítima, apenas as leva para o caminho de forma mais rápida e trágica.

CURTAS DO SERTÃO

Se a eleição fosse hoje, o deputado Odacy Amorim do PT, seria eleito prefeito de Petrolina, revela pesquisa do Instituto HS Comunicação e Marketing. No cenário com o deputado Fernando Filho é incluído, Odacy aparece com 30,8% e Fernando Filho tem 22,4%. Em seguida aparecem empatados o deputado Adalberto Cavalcante, com 21,6%, e Júlio Lossio, atual prefeito, com igual percentual.

Os médicos de Caruaru ainda não conseguiriam fechar acordo com o governo municipal. Eles realizam nova assembleia hoje à noite, no auditório  da Associação Médica Regional de Caruaru. A categoria aguarda uma nova proposta da Prefeitura de Caruaru sobre a pauta de reivindicações da campanha salarial deste ano. A relação médicos/Zé Queiros nunca foram boas.

De olho num mandato federal em 2014, o Secretário Estadual de Transportes, Isaltino Nascimento, prometeu a construção de novos trechos de vias asfaltadas  em vários municípios da região do Pajeú. Na lista o trecho ligando Ingazeira à Tuparetama, São Vicente em Itapetim à Paraíba, Afogados à Iguaracy e Sertânia, Iguaracy à Custódia, Afogados à Ibitiranga e Novo Pernambuco, Quixaba à Lagoa da Cruz.

Mais um candidato na rua. O prefeito de Ouricuri Ricardo Ramos do PSDB, aproveitou o encerramento da Festa de São Sebastião, padroeiro da cidade, na madrugada de domingo, para informar oficialmente às cerca de 30 mil pessoas que estavam no pátio de eventos que vai disputar a reeleição. O anúncio foi feito antes da apresentação da banda de forró “Garota Safada”.

O trecho da PE-320, entre São Jose do Egito e Tabira, foi o 1º a ficar pronto de toda rodovia, construída pela empresa EIT, que logo deixou a obra, como volta a constatar o Blog Tabira Hoje. Esta semana o trecho entre Carnaiba e Afogados e uma área pequena entre Flores e Carnaiba estão sendo beneficiados. Chama a atenção que entre Tabira e São Jose do Egito não tem sinal nenhum de que os trabalhos vão acontecer, nem os buracos que surgiram na rodovia vão ser corrigidos.

A noticia divulgada pelo Programa Rádio Vivo no inicio de Janeiro, volta a ganhar destaque, agora na coluna de Magno Martins de hoje: O prefeito de Iguaracy, Albérico Rocha (PR), está de posse de um relatório oficial apontando que em 2011 não se registrou uma só morte de criança no município, o que se traduz em índice zero de mortalidade infantil. Graças aos investimentos na área social.

Em Carnaíba, o prefeito Anchieta Patriota (PSB), no final da sua segunda gestão, está tão em alta na Frente Popular que o que se ouve em Palácio é que ele elege até um poste. Patriota é um dos quadros que o governador e o PSB irão investir em 2014 para ampliar a presença do partido na Assembleia Legislativa. O prefeito já está em pré-campanha.

Blog da Amanda é hackeado e muda de endereço


A blogueira Amanda Oliveira, responsável pelo site "falandofrancamente.com.br" está de novo endereço. Seu site foi hackeado conforme nota enviado ao Arcoverdetodos.


Prezados companheiros da imprensa,
No último dia 21 de janeiro o meu e-mail de acesso ao blog foi hackeado. Após 3 dias de muita luta consegui reaver a conta, mas o e-mail havia sumido dela. Como não vejo esperança em recuperar o meu trabalho de três anos de luta, estou recomeçando tudo de novo e gostaria muito de contar com a ajuda de vocês.
Se possível for divulguem uma nota nos seus blogs e sites informando o que aconteceu por que os meus leitores não tem ideia do que houve, só sabem que deixei de escrever há mais de uma semana.
Também alterem o endereço nos links de acessos nos blogs e sites para www.blogfalandofrancamente.blogspot.com.
Vai ser um trabalho árduo, mas com o poder de Deus tudo será reconstruído.
Muito obrigada a todos,
Amannda Oliveira

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

6ª Ciretran tem horário especial para inscrição da CNH Popular


             A 6ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), sediada em Arcoverde, ficará aberta até às 16h para os interessados em se inscrever para a CNH Popular. Dois funcionários estarão à disposição da população para o preenchimento do cadastro nos terminais de computadores do próprio órgão. Hoje é o último dia para se inscrever. 

As inscrições acontecem exclusivamente pela internet, no site do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). O órgão irá selecionar 18 mil pessoas, sendo 10.800 vagas para mudança de categoria, 3.600 para adição de categoria e os outras 3.600 destinadas à primeira habilitação. Entre os anos de 2008 e 2011, mais de 37 mil pernambucanos já receberam o benefício do CNH Popular.

A lista de classificados será publicada no site do Detran no dia 8 de fevereiro e, a partir do dia 27 do mesmo mês, começa a convocação do primeiro grupo de selecionados para comparecer à sede do órgão, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, ou nas Ciretrans especiais localizadas nas cidades polos do interior do estado, para que comprovem as informações fornecidas no ato da inscrição feita pela internet. Este ano, 196.397 mil pessoas já se candidataram para concorrer a uma das vagas 18 mil vagas.
 

Encontro define estrutura e atrações do Carnaval de Pernambuco nesta terça



A Folia dos Bois colocou Arcoverde na rota oficial do
Carnaval de Pernambuco
O Grupo responsável pela organização do Carnaval 2012 do Governo de Pernambuco, à frente os Secretários Tadeu Alencar (Casa Civil), Fernando Duarte (Cultura) e Alberto Feitosa (Turismo), promove nesta 3ª-feira dia 31 de janeiro, às 10h00, no auditório do Teatro Arraial em Recife, reunião com os 22 municípios contemplados como polos do Carnaval 2012, dentre eles a cidade de Arcoverde.

A capital do Sertão foi escolhida pela sua posição estratégica regional, pela consolidação do carnaval Folia dos Bois como evento temático de cunho turístico-cultural e, principalmente, pelo trabalho e articulação do Deputado Júlio Cavalcanti (PTB). Um dos pontos fortes que levaram Arcoverde entrar na lista oficial das cidades polos do Carnaval de Pernambuco, foi o investimento nas troças e blocos de bois. Motivos de brincadeiras no seu início, a folia ganhou personalidade e hoje Arcoverde se apresenta no Estado com a marca da Folia dos Bois, tendo, inclusive, um de seus representantes, o Boi Maracatu, campeão do Grupo II do Carnaval do Recife, em 2011.

O objetivo da reunião desta terça-feira é mostrar todo o planejamento do evento, a infraestrutura e a grade de possíveis atrações artísticas e culturais, além de esclarecer de que forma e em que condições se dará a parceria (contrapartida) dos municípios polos envolvidos.

O Secretário de Turismo e Eventos, Albérico Pacheco, representará o município de Arcoverde na citada reunião. Nos próximos dias, o prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) estará divulgando a grade de atrações no Carnaval 2012 que manterá seu caráter descentralizador, com polos na Praça da Bandeira, Boa Vista, São Cristóvão e focos de animação na Cohab I e Rua São Vicente, no São Miguel.

Boi de Dão toma conta do domingo em Arcoverde

Nem a ressaca e o cansaço do baile municipal espantaram os foliões da primeira prévia de rua do Carnaval Folia dos Bois em Arcoverde, na tarde deste domingo, 29. Saindo pelo 2º ano consecutivo a troça Boi do Mangangá arrastou centenas de foliões pela Avenida Severiano José Freire, por volta das 16h.

Puxados pelo tradicional carro do Boi do Mangangá, conduzido pelo seu idealizador Dão Novaes, o bloco teve sua concentração no bar Delegacia do Bode. De lá, ao som de frevos tocados pela Orquestra Metais de Ouro, comandada pelo Maestro Euclides, os foliões caíram no passo até o Veleiro Bar, às margens da BR 232, a onde mais frevo tomou de conta da festa até altas horas. 

A próxima prévia carnavalesca acontece na sexta-feira, dia 3, no SESC Arcoverde com seu tradicional Azul e Branco, ao som da Orquestra Super Oara.










domingo, 29 de janeiro de 2012

Um baile pra lá de arretado!

Um baile em que não faltou nada. Desde as fantasias mais criativas ao melhor da música interpretada pelo ícone dos carnavais pernambucanos,Claudionor Germano e a Orquestra Super Oara. Em clima de alegria, e muito frevo, o 6º Baile Municipal fechou com chave de ouro arrastando os foliões, às 5h da ,manhã, pelas ruas centrais de Arcoverde. Um espetáculo de cores, alegria, fantasias e organização. 

Por volta das 01h30, o prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) homenageou o maestro Egerton Verçosa Amaral com um troféu que marca o reconhecimento pelo seu talento e os 50 anos da Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos, a Super Oara. Um dos pontos alto da festa foi o arrastão do frevo, às 05h, puxada pela orquestra Metais de Ouro, do Esporte até à Praça da Bandeira. Foi folia até altas horas.

Um baile pra ficar na história, fechando um ciclo de eventos patrocinados pelo prefeito Zeca que entra no seu último ano de Governo e promete ainda mais, pois vem aí o São João que não será  brincadeira, diz o prefeito. Daqui a pouco, as 14h, é a vez do Boi do Mangangá, comandado pelo irreverente Dão Novaes, ganhar as ruas de Arcoverde com a orquestra de frevos Metais de Ouro, do maestro Euclides. 








sábado, 28 de janeiro de 2012

Secretaria de Turismo divulga programação do Baile Municipal


A Secretaria de Turismo e Eventos divulgou agora a pouco toda a programação do 6º Baile Municipal de Arcoverde, que abre oficialmente o Carnaval Folia dos Bois 2012, logo mais, no Esporte Clube Municipal, a partir das 22h.

Além dos shows dos artistas que vão colocar o folião para dançar até o sol raiar, a programação ainda conta com um pequeno intervalo para que o prefeito do município, Zeca Cavalcanti, entregue a Beto da Oara, homenageado da festa, um troféu em reconhecimento ao seu talento e a sua história à frente da Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos - OARA. 


PROGRAMAÇÃO DO 6º BAILE MUNICIPAL
DE ARCOVERDE


22H00 – Abertura

Apresentação do Boi Maracatu, campeão geral do Carnaval Folia dos Bois de 2011 e Campeão do Grupo II do Carnaval do Recife;

23H00  - Coroação
               do Rei e da Rainha do Baile Municipal: Cinthian Fernanda e Luiz Fernando;

23H30 – Show de abertura
              do 6º Baile Municipal com Gustavo Travasso, puxador oficial do Galo da Madrugada, passista e orquestra de frevos;

01H30   - Intervalo
                para Homenagens ao Maestro Egerton Verçosa Amaral

02H00  - Show
               de Claudionor Germano acompanhado da Orquestra Super Oara;

03H00  - Show
               da Orquestra Super Oara

05H00  - Arrastão do Frevo
               com a Orquestra Metais de Ouro e o Maestro Euclides, saindo do Esporte Clube até a Praça da Barão do Rio Branco.

Deputado Júlio Cavalcanti viaja à Bogotá com comissão da mobilidade


A questão da mobilidade tem sido a tônica dos discursos políticos recentes, não só na capital como também no interior do Estado. Coordenados pelo Presidente da Comissão de Mobilidade da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Silvio Costa Filho, o deputado Júlio Cavalcanti e outros parlamentares chegaram ontem à Colômbia.

Além de Júlio Cavalcanti, outros deputados presentes na comitiva são: Daniel Coelho do PSDB, Aluísio Lessa do PSB, Gustavo Negromonte do PMDB e José Maurício Cavalcanti do PP.

Bogotá, hoje, é considerada como modelo no sistema de transporte público, urbanização e cidadania. O segredo da reestruturação da metrópole, que já registrou altos índices de violência, foi investir em práticas de sustentabilidade e ações sociais. Houve investimentos significativos voltados para a construção de praças e parques de lazer, bibliotecas, 334 km de malha cicloviária e implementação do Transmilênio – corredores de ônibus articulados e eficientes. Os deputados têm a intenção de observar o funcionamento estrutural da cidade e trazê-lo como exemplo aos projetos do poder executivo.

Segundo o Deputado Estadual Júlio Cavalcanti, as experiências feitas por Bogotá ao longo destes anos serão de grande utilidade para que governos estadual e municipal, possam encontrar os melhores caminhos para dar mais mobilidade ao trânsito, principalmente no Grande Recife. 


Boi do Mangangá abre as prévias de rua do Carnaval em Arcoverde amanhã


Aberta a folia de momo oficialmente pelo Baile Municipal, logo mais, às 22h, no Esporte Clube Municipal, acontece amanhã, 29, a primeira prévia carnavalesca de rua de Arcoverde. Quem vai sair às ruas da cidade levando a sua alegria e irreverência é o Bloco do Boi Mangangá, pelo 2º ano consecutivo. 

Comandado pelo seu criador, o eterno carnavalesco Dão Novaes, o Boi do Mangangá vai se concentrar no domingo, 29, no bar Delegacia do Bode, a partir das 14h00, aonde vão esquentar as turbinas e o passo ao som da banda D'Breck.

De lá, a turma formada por profissionais liberais e dinossauros de outros carnavais, desce a ladeira da Av. Severiano José Freire e percorrer avenidas e ruas da cidade ao som de orquestra de frevos Metais de Ouro, comandada pelo Maestro Euclides. 

Mens Sana recebe apoio mensal de R$ 87 mil para funcionar


A Secretaria de Saúde do Estado vai repassar R$ 87 mil mensais para o Centro de Reabilitação Mensa Sana, localizado em Arcoverde e idealizado pelo Padre Airton Freire, da Fundação Terra. Deste total, R$ 50 mil será do tesouro estadual e os outros R$ 37 mil do Ministério da Saúde.

Segundo o Secretário de Saúde, Dr. Antonio Carlos Figueira, o Mens Sana agora é um espaço de saúde cadastrado junto ao Ministério da Saúde e terá um papel importante na região de Arcoverde para tratar crianças e adultos que necessitam de reabilitação.

Inaugurado no dia 9 de setembro de 2011, somente agora, dia 16 de janeiro, o Mensa Sana começou a funcionar, recebendo os primeiros pacientes. De acordo com o Pe. Airton Freire, o hospital vai atender as pessoas que tiveram acidente vascular cerebral ( AVC ) ou acidentados com seqüelas motoras, neurológicas e outros tipos de paralisia. Segundo a coordenadora técnica Liege Nogueira, o Mens Sana tem hoje capacidade para realizar 100 atendimentos diários.

O hospital conta com uma equipe multiprofissional formada por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisiatras, neurologistas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, entre outros profissionais. Dentro de 6 meses, há a previsão do local ser credenciado para procedimentos de alta complexidade, aumentando sua capacidade para 300 procedimentos diários.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Jornalista Magno Martins faz cenário 2012 com Arcoverde e afirma que Zeca quer mostrar que tem a força em Arcoverde


O jornalista Magno Martins faz hoje em sua coluna uma análise do cenário eleitoral de Arcoverde em 2012. Confira abaixo:
Portão de entrada do Sertão, Arcoverde, a 259 km do Recife, apresenta, hoje, um cenário muito favorável a que o prefeito Zeca Cavalcanti (PTB), já no final do segundo mandato, eleja o seu sucessor, ainda indefinido.
Após o Carnaval, o trabalhista, que detém um dos maiores índices de aprovação no Estado, anunciará o nome escolhido, através de uma lista composta hoje por quatro aliados.
Os secretários Geovane Freitas (Finanças) e Wellington Araújo (Desenvolvimento), ambos filiados ao PTB; a vice-prefeita Madalena Brito, também do PTB; e o vereador Luciano Pacheco, do PSD.
O mais cotado, entretanto, é Geovane, ex-prefeito de Sanharó e da absoluta confiança do prefeito. Desconfiado de que seria fritado, Pacheco trocou o PTB pelo PSD e tende a abrir uma dissidência na base governista.
Já a oposição não tem ainda um candidato definido. Fala-se no ex-deputado Israel Guerra, do PCdoB ou na ex-prefeita Rosa Barros, que estão buscando um entendimento com mais chances de Guerra entrar na disputa com o apoio de Rosa.
O PPS, por sua vez, tende a lançar o nome de Marlos Porto e o PSB sinaliza que também deseja ter candidato próprio. A alternativa seria o ex-vereador João Justino.
O PT continua indefinido. Quer tentar disputar em faixa própria, mas não ventilou ainda um nome. Arcoverde virou uma das vitrines do Sertão pelas duas boas gestões de Zeca.
O trabalhista mostrou a sua força na eleição passada elegendo o seu irmão Júlio Cavalcanti deputado estadual. O município, com uma população em torno de 70 mil habitantes, tem 46 mil eleitores.
Escrito por Magno Martins, às 13h36

SESC anuncia prévia azul e branco abrindo o mês do Carnaval


         Fazendo valer sua criatividade e diversidade, o SESC Arcoverde resolveu colocar o bloco na rua e anuncia para o próximo dia 3 de fevereiro, 6ª feira, o Baile Azul e Branco. Com apoio da Secretaria de Turismo, a prévia passa a integrar o calendário de momo do Carnaval Folia dos Bois 2012 de Arcoverde e começa às 22h.

Para isso, o SESC está convidando todos os comerciários e os foliões de plantão para cair no passo. Para abrilhantar a festa ninguém menos do que a Orquestra Super Oara, do Maestro Beto. Os ingresso custam R$ 5,00 para comerciários e R$ 15,00 para os usuários. Mas o SESC avisa: o folião que chegar ao Azul e Branco vestido nas cores do baile ou fantasiado vai pagar apenas R$ 10,00 para brincar até altas horas. 
Segundo a gerente do SESC Arcoverde, Andrea Marquim Nogueira, que esteve presente ao lançamento do calendário de eventos 2012 de Arcoverde na 5ª feira, 26, o objetivo do Baile Azul e Branco é dar uma nova opção para os foliões festejarem o que hoje já é considerado um dos carnavais pólos de Pernambuco e nos próximos anos integrar o calendário de eventos do município.  

6º Baile Municipal abre prévias do Carnaval Folia dos Bois de 2012


           Arcoverde abre as prévias dos festejos de Momo com a 6ª edição do Baile Municipal, neste sábado (28), às 22h, no Esporte Clube Municipal.

A homenagem, desse ano, será a figura emblemática do Maestro Egerton Verçosa Amaral, com o sugestivo tema: Beto da Oara... De Arcoverde para o mundo. Ele será o responsável por comandar a Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos - Oara durante o evento.

“Nada mais justo do que fechar este ciclo de governo presenteando a alegria e a musicalidade de Beto da Oara, um verdadeiro maestro da Vida”, declara a presidente do comitê gestor do Baile Municipal, a 1ª dama, Nerianny Cavalcanti, idealizadora da festa ao lado de Roberto Moraes (in memorian), em 2007.

As atrações também ficarão por conta de Claudionor Germano e Gustavo Travassos, puxador do Galo da Madrugada. A grande novidade de 2012 aparece com o encerramento, que terásob o comando do maestro Euclides e a Orquestra Metais de Ouro, a qual terá a incumbência de puxar os foliões mais resistentes do municipal, ao som de muito frevo, pelas ruas da cidade até a Praça da Bandeira, no centro.

A decoração é assinada pelo artista plástico, Suedson Neiva. “Nos baseamos nas notas musicais e principalmente, no trompete, instrumento usado pelo homenageado”, explica Neiva.

O colorido fica por conta do vermelho, amarelo, laranja e verde da prefeitura espalhados por todo o clube. “Os foliões serão recepcionados por um boneco de Beto, que estará na escadaria, dando as boas vindas”, completa Suedson, que não dispensou de muito brilho para a noite carnavalesca.

 A expectativa é que o público chegue a duas mil pessoas e a arrecadação, como em todos os anos, seja revertida aos programas e ações sociais da Prefeitura de Arcoverde. Ao todo, já foram distribuídos cerca de 500 colchões e cinco mil brinquedos do Programa Arcoverde Solidário.

Nessa época de folia, o município atrai turistas de todo o estado, o que proporciona um movimento intenso na ocupação da rede hotelaria e do comércio, que se enche de cores com as fantasias e adereços típicos do reinado de Momo.

 “Há seis anos, o Baile Municipal se consolida como a melhor, mais criativa e mais animada prévia carnavalesca da região”, garante o prefeito Zeca Cavalcanti. “Agora, com o reconhecimento do Folia dos Bois, que passa a ser um dos polos do Carnaval do Estado, teremos mais esse espaço para mostrar, o quanto também podemos fazer um Reinado de Momo digno da nossa cultura.”, finaliza.

Maestro - Trompetista, maestro, músico, político, empresário, folião, que, por vários anos, fez os salões do Esporte Clube Municipal vibrar aos som dos acordes de sua orquestra,  Egerton Verçosa Amaral, o Beto da Oara é filho do Sertão pernambucano, da cidade de Carnaíba.

Em 28 de outubro de 1958, fundou a Super Oara, inicialmente com 12 componentes e, atualmente, emprega uma leva de músicos e tem como filhos, a Super Ohara e aBanda Oásis. São mais de 60 empregos diretos, fazendo música, encantando bailes e fazendo história por todo o Brasil e por outros países como Grécia, França e Japão.

Tereza Padilha
Assessoria de Imprensa PMA


Um Maestro da Vida




A última sexta-feira de janeiro chegou com uma notícia explosiva. Não! Não é na política, aonde os blogs de todos os recantos do Estado repercutem andanças de pré-candidatos e dão nomes a candidatos que ainda nem existem. Trata-se do primeiro teste explosivo das obras de construção do túnel da Transnordestina em Arcoverde, mas precisamente entre os KM 250 e 252 da BR 232, ocorrido na última 4ª feira. Um teste de vibração que passou no teste e não prejudicou nenhuma moradia, já que segundo a assessoria da empresa ninguém foi reclamar de danos causados pela explosão. Mas a maior explosão que teremos mesmo nestes dias finais de janeiro nem é na política e nem em obras, mas na folia. Trata-se do baile municipal de Arcoverde, em sua 6ª e última edição no Governo Zeca. Depois de homenagear seu idealizador, Roberto Moraes, os carnavalescos Luiz Preto do Boi Labareda e Dão Novaes do Boi Mangangá, agora é a vez do maestro de todas as festas. Trompetista, maestro, músico, político, empresário, folião que por vários anos fez os salões do Esporte Clube Municipal vibrar aos som dos acordes de sua Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos, o nosso Egerton Verçosa Amaral, o Beto da Oara. Filho do Sertão pernambucano, lá da cidade de Carnaíba, de onde tirou a inspiração e em 28 de outubro de 1958 fundou a Super Oara. Inicialmente com 12 componentes e hoje emprega uma leva de músicas e tem como filhos a Super Ohara e a Banda Oásis. São mais de 60 empregos  diretos, fazendo música, encantando bailes e fazendo história, passando por todo o Brasil e por outros países como Grécia, França e Japão. Não poderia ter homenagem mais acertada por parte da presidente do comitê gestor do Baile Municipal, a 1ª dama Nerianny Cavalcanti, do que fechar este ciclo de governo presenteando a alegria e a musicalidade de Beto da Oara, um verdadeiro Maestro da Vida. E pra quem acha que a festa não pode acabar antes do sol levantar a poeria do dia seguinte, Beto e sua trupe vão receber um apoio bem popular para encerrar com chave de ouro do baile deste ano. Assim que pararem os acordes da Super Oara, por volta das 5h, entra em cena a história Orquestras Metais de Ouro, comandada pelo maestro Euclides, que vai convidar todos os foliões para descerem as escadarias do Esporte Clube e seguir em maratona de frevos pelas ruas da cidade. Até onde vai o fôlego da moçada só saberemos no domingo, pela manhã, porque à tarde tem mais: tem o Boi Mangangá saindo às ruas de Arcoverde. A pedida agora é essa: folia e frevo, política só depois das cinzas do Carnaval, no momento são puras serpentinas em busca do veneno perdido.

CURTAS DO SERTÃO

O ex-deputado André de Paula, hoje no comando estadual do PSD, já foi votado em Caruaru em duas eleições com o apoio do ex-deputado Tony Gel do DEM. Mas como mudou de lado e virou ardoroso eduardista, anunciou ontem que estará no palanque de José Queiroz. A política gira feito uma bola!


Já a ex-deputada Miriam Lacerda do DEM vai contratar uma pesquisa eleitoral sobre a intenção de voto dos caruaruenses para as eleições municipais. Ela vai disputar a prefeitura por uma frente de oposição formada pelo PSDB, PMDB e PPS, contra o prefeito José Queiroz.


Numa roda de viola, ontem, em São José do Egito, a capital do repente, um mote causou sensação, provocou os políticos e fez o público ir ao delírio: “Comparado aos ladrões de hoje em dia, Lampião foi honesto até demais”. Nunca se viu, na realidade, nada mais atual.


O deputado Severino Ninho do PSB voltou a bater às portas do secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, para pedir uma das fábricas satélites da Fiat para Araçoiaba. Segundo ele, a ideia é tentar levar para o município um “empreendimento satélite da FIAT”, que gere emprego e tributos para o município.


O presidente estadual do PTB, senador Armando Monteiro, quer fazer Dr. Fonseca do PTB o futuro prefeito de Serra Talhada. Para ele, o município tem importância estratégica por seu peso no contexto econômico e político de Pernambuco e também pelo grande poder de irradiação da opinião no Sertão do Pajeú e em todo o Sertão do Estado.


De olho nos festejos carnavalescos que se aproximam o Hemope/Salgueiro, assim como as outras unidades espalhadas por todo Pernambuco, lançou esta semana a campanha com o slogan “Sem sangue não se brinca! Acidentes acontecem, ajude a salvar vidas! Doe sangue no Hemope”. Em Arcoverde o Dr. José Ivan, coordenador do Hemope local, já prepara a sua campanha, de sangue. 


Em Sertania, a Secretaria de Educação abriu inscrições para a formação de uma nova turma do Cursinho preparatório para concursos e vestibulares oferecido pela prefeitura. Os interessados podem fazer a inscrição na sede da Secretaria. O cursinho é gratuito e as vagas são limitadas.


A cantora pernambucana Maria Dapaz está de malas prontas e embarca para Portugal amanhã, dia 28, a convite da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Paizinha, como é carinhosamente chamada, será a única cantora brasileira a participar da Sessão Solene de Inauguração da sede da CPLP. Paizinha se apresenta no dia 03 de fevereiro, durante espetáculo musical da Aula Magna, e novamente no dia 07, no Casino Estoril. A artista é apadrinhada do jornalista Magno Martins. 

E amanhã sai mais um nome de candidato a prefeito no Sertão do Pajeú. Trata-de do escolhido pelo prefeito Totonho Valadares (PSB) que vai indicar em entrevista à rádios e  outros veículos de imprensa o nome do candidato governista à sua sucessão em Afogados da Ingazeira. Na disputa o vice-prefeito Augusto Martins do PTB e José Patriota do PSB, Gerente Geral do Prorural. O escolhido vai enfentar Giza Simões do PMDB.

E em Buíque, enquanto o pré-candidato do PTB, Arquimedes Valença, bate forte no prefeito Jonas Camelo (PSD) num discurso abaixo do nível e diz que o único deputado que trabalha pela terra do Catimbau é o dele ( Marcoantônio Dourado ), o atual prefeito revidou a altura. Também em entrevista, Jonas Camelo não agrediu em nenhum momento o ex e quem sabe futuro adversário, demostrou equilíbrio que faltou no jacaré e ainda elogiou o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) pela conquista da 3ª via na Serra do Salobro e outras ações em prol do município. O menino parece estar amadurecendo. Assistindo a tudo de camarote está a ex-vice-prefeita Miriam Briano (PSB), aliada incondicional de Júlio Cavalcanti e postulante a ser a 1ª Prefeita de Buíque. 
  
FRASE DE HOJE:

"Aquele que vive de combater um inimigo tem interesse em o deixar com vida". ( Friedrich Nietzche )





Transnordestina faz primeiro teste de explosivos em Arcoverde sem problemas


Obras da Transnordestina mudam paisagem em Arcoverde

       Na tarde da última quarta-feira, às 16h, a Construtora Odebrecht, responsável pelas obras de construção da Transnordestina, realizou o primeiro teste com explosivos para a construção do túnel que vai cortar a BR 232 em Arcoverde. Dias antes, a Transnordestina Logística alertou por meio de carro de som toda a população sobre o procedimento a ser realizado.

Segundo a assessoria da empresa, foram utilizados 150Kg de explosivos com o objetivo de fazer um teste de vibração em toda a área que circunda a obra. Nenhuma reclamação de danos foi feita por moradores da região. Um estudo do impacto será feito pela empresa e novos testes acontecerão nas próximas semanas. O túnel terá 9 m de altura por 7 m de largura.

Proupe abre inscrições para estudantes de ensino superior da AESA


Estão abertas a partir de hoje, 27, na Secretaria da AESA, as inscrições para as bolsas do Programa Universidade para Todos do Governo do estado de Pernambuco.

As inscrições para o processo seletivo seguem até o dia 10 de fevereiro, na AESA. Serão disponibilizadas bolsas de licenciatura e bacharelado com três valores distintos: bolsa integral, no valor de R$ 220,00, e bolsas parciais nos valores de R$ 110,00 e de R$ 55,00. O resultado da seleção será divulgado no dia 15 de fevereiro.

Três mil novas bolsas de ensino serão ofertadas no Proupe 2012. As novas bolsas se somam às 6 mil implantadas em 2011. Treze faculdades municipais espalhadas pelas 12 micro-regiões de desenvolvimento de Pernambuco são beneficiadas pelo programa.

Orquestra Metais de Ouro vai puxar foliões no final do Baile Municipal


A Orquestra Metais de Ouro, genuinamente arcoverdense e comandada pelo Maestro Euclides, terá a incumbência de animar a puxada de encerramento do Baile Municipal na madrugada deste domingo. A puxada pós-baile dos foliões mais resistentes do municipal até a Praça da Bandeira, será a grande novidade deste ano e terá início logo que terminar a apresentação da Super Oara, por volta das 05h00 da manhã.
No mesmo dia a Orquestra Metais de Ouro também abrilhanta o Bloco Boi do Mangangá do carnavalesco Dão Novaes e fica ainda, com a responsabilidade de puxar, com muito frevo rasgado, o encontro de Bois do COCAR no dia 04 de fevereiro, eventos que recebem o apoio da Prefeitura de Arcoverde.
Segundo o Maestro Euclides, fundador da orquestra, a mesma nasceu da tradição de sua famosa Escola de Samba Tamborins de Ouro, criada no final dos anos 70, que, durante os velhos e saudosos carnavais, abrilhantava a folia no bairro de São Miguel.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Prefeito Zeca Cavalcanti lança calendário de eventos 2012 em Arcoverde

             O Prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (PTB) lançou, nesta quinta- feira, 26, o Calendário de Eventos 2012, que tem como abertura o 6º Baile Municipal, o qual acontece no próximo sábado (28), no Esporte Clube Municipal.

A solenidade aconteceu no Gabinete do prefeito. Presentes o Deputado EstadualJúlio Cavalcanti (PTB),  os vereadores Niltão, Joel Filho, Warley Amaral e Luiza Margarida, a vice-prefeita Madalena Brito, secretários, radios, jornais e blogs de Arcoverde, além dos representantes da Asssociação Comercial, CDL e SESC Arcoverde.
 
Na ocasião, foram apresentados todos os eventos programados e suas respectivas datas de realização, bem como, as novidades que surgirão na programação do calendário de eventos, em Arcoverde.

Zeca Cavalcanti ao lado do secretário de Turismo e Eventos, Albérico Pacheco apresentou também toda a dinâmica do Carnaval Folia dos Bois 2012, que passa a integrar, pela primeira vez, o calendário oficial da folia de momo do Governo de Pernambuco. Em seguida, falou sobre o 6º Baile Municipal de Arcoverde, o último do seu Governo e que homenageará o Maestro Egerton Verçosa Amaral, o Beto da Oara. As atrações da festa, esse ano, serão a Super Oara, Gustavo Travassos do Galo da Madrugada e Claudionor Germano.

Novidades - Umas das grandes inovações ao Calendário Oficial será a volta do Arcoverde Motofest, que realizará a 6ª edição no mês de maio. Uma proposta feita pelo núcleo de hotelaria do município como forma de atrair o turismo e fomentar a economia. Outro retorno para a grade de programação é o Arco Jazz Fest, que acontecerá, em novembro, no Coreto da praça da Bandeira.

Com alteração de data, chega o Festival Lula Calixto, realizado no Alto do Cruzeiro, o qual ocorria, geralmente, em novembro, será antecipado para agosto, numa promoção do grupo Raízes de Arcoverde com apoio da PMA.

“A expectativa é que com a divulgação do Calendário de Eventos 2012, os empresários tenham a possibilidade de realizar um planejamento estratégico, além de abrir espaço para os segmentos culturais e artísticos se programarem dentro das respectivas datas. É Arcoverde crescendo e oferecendo oportunidade em todo lugar e em toda parte.”, garantiu o prefeito Zeca Cavalcanti.






Prévias do Carnaval de Arcoverde:
 
28/01 - 6º Baile Municipal

29/01 - 2º edição do BLOCO BOI DO MANGANGÁ com Dão Novaes e sua trupe.

04/02 - ENCONTRO DE BOIS do COCAR, com cortejo reunindo as troças do Carnaval Folia
             dos Bois.

05/02 - BLOCO DAS VIRGENS
 
11 e 12/02 - A BURRA, na área do Bar Madeira de Lei e ruas adjacentes.

 
Carnaval Folia dos Bois:

 
- POLO OFICIAL PERNAMBUCO no Boiódromo da Praça da Bandeira
 
- POLO OFICIAL SÃO CRISTÓVÃO, na Praça Kennedy

- POLO OFICIAL EMÍLIA EM FOLIA, na Boa Vista

E Polos alternativos nas COHABs I e II, no Povoado de Ipojuca, na Rua São Vicente, dentre outros pontos de folia espalhados pela cidade no período de 18 a 21 de fevereiro.

 
Mais informações:
 

Paulo Edson (Secretário de Comunicação):

87 3821.2263/8809.4410
 
Teresa Padilha (Assessora de Comunicação):

87 3821.2263/81 9966.7744
 
Albérico Pacheco (Secretário Turismo e Eventos):

87 3821.3502/8809.4408