sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Arcoverde: Governo do Estado vai construir sede da Funase na Serra das Varas

          Dentro da reestruturação do Sistema Socioeducativo de Pernambuco, o Governo do Estado construirá e reformará seis Centros de Atendimento Socioeducativo (Case). "As piores unidades são a de Arcoverde e Garanhuns.", declarou o Secretário da Criança e da Juventude, Pedro Eurico, que esteve no Gabinete da Prefeita Madalena Britto, nessa sexta- feira (13).

Na pauta, a unidade de Arcoverde, que, atualmente, funciona na Cadeia Velha, no centro da cidade, em condições precárias para 31 internos e terá nova sede construída num terreno de cinco hectares doado  pelo IPA, na Serra das Varas.

Na reunião, estiveram presentes a equipe de engenharia da Secretaria da Criança e da Juventude, o Padre Adilson Simões do Santuário da Divina Misericórdia - CEDEC , o Secretário Municipal de Serviços Públicos Renato Campos e o Diretor de Meio Ambiente, José Alberto.

Por ordem do Governador Eduardo Campos, a ordem de serviço, que seria assinada na última terça-feira (10), foi suspensa até que ficasse esclarecido todo o projeto para as partes atingidas direta e indiretamente, como o Cedec e o empresário Airon  do grupo Cruzeiro, que pretende construir um equipamento turístico naquela região.

De acordo com Pedro Eurico, o investimento será de R$ 18 milhões, sendo seis milhões do Ministério dos Direitos Humanos, que classificou o projeto por cumprir rigorosamente os padrões internacionais de segurança. 

"O terreno será todo cercado com muro de cinco metros de altura. Haverá dois blocos para internamento dos menores infratores, pequenos prédios de instalação dos serviços de saúde, administração, espaços ecumênico e de convivência, escolas de formação e tempo normal.", explicou Eurico. A previsão é que cerca de 180 pessoas trabalhem no local, já que a capacidade máxima será de 72 internos e deve existir três profissionais por cada interno.

Para Padre Adilson, o Cedec tem recebido, nos finais de semana, romarias de fiéis, que vem de fora para retiros, é um momento de reclusão e encontro com Deus. E são nessas ocasiões, que se precisa de silêncio para as orações. A preocupação nunca foi de rejeitar o projeto, mas da proximidade física não avançar o conforto do outro. 

"Em nenhum momento fui contra a qualquer projeto que promova a vida. A necessidade dos direitos desses jovens é muito maior do que qualquer coisa", enfatizou Simões que concordou com a ida da antiga Funase para a Serra das Varas, inclusive, colocou-se a disposição para trabalhar voluntariamente junto aos internos.


O Secretário da Criança e da Juventude, Pedro Eurico, prometeu estudar outras possibilidades, que surgiram na reunião, como outro terreno do próprio IPA, e no próximo dia 24 de setembro, marcou uma nova audiência com a prefeita Madalena Britto, em Recife, para bater o martelo do local e dar inicio a obra imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário