terça-feira, 30 de julho de 2013

Meio ambiente é tema de debate em conferência em Arcoverde

           Durante todo o dia de hoje, a população e a juventude de Arcoverde debatem no auditório da AESA a questão do meio ambiente, durante a realização da I Conferência Municipal de Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Serviços Públicos do município, com o tema “Vamos Cuidar de Arcoverde”.

A abertura aconteceu na manhã desta terça (30), com a presença da prefeita Madalena Britto (PTB) que ressaltou o papel fundamental que a população tem na discussão e na busca de soluções para a questão ambiental na cidade. Para Madalena, só com a participação do povo, opinando, fiscalizando, colaborando, é possível termos uma política ambiental de sucesso e duradoura.

Também estiveram presentes a solenidade de abertura, o secretário de serviços públicos, Renato Campos; o presidente da Câmara, Miguel Leite de Siqueira e os vereadores Luciano Pacheco, Paulinho e Cleriane Medeiros, além da secretária de Assistência Social, Andréia Britto; e da presidente do Conselho de Direito, Marluce Maia. Também marcaram presença os alunos da escola estadual Monsenhor José Kherle, juntamente com seus professores.

Durante a manhã, os participantes foram divididos em grupos de trabalho com sub-temáticas: “Produção e consumo sustentável”; “Redução de impactos ambientais”; “Geração de Trabalho, emprego e renda” e “Educação Ambiental”. Na abertura dos trabalhos agora a tarde aconteceu uma palestra com o tema central: “Vamos Cuidar de Arcoverde”.


Agora à tarde acontece ainda a plenária para a aprovação das propostas de Arcoverde e a eleição dos delegados, que representarão o município na IV Conferência Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro.

Empresário Douglas Cintra recebe homenagem de Personalidade do Ano

         A seccional pernambucana da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-PE), por meio do seu presidente, Leopoldo de Albuquerque, e do presidente do Conselho Deliberativo, Ozires Silva, entregam nesta terça-feira (30), a partir das 19h, o Prêmio Personalidade do Ano 2013 ao empresário e presidente da Associação Pernambucana de Atacadistas, Douglas Maurício Cintra.

A cerimônia será realizada no auditório do JCPM Trade Center, localizado na Avenida Antônio de Góes, 60, no bairro do Pina. O Prêmio Personalidade do Ano da ADVB-PE objetiva valorizar e divulgar casos de sucesso de profissionais que se destacaram no âmbito de suas atividades.

Cintra é dono da rede de supermercados Bonanza e é suplente do senador Armando Monteiro, presidente regional do PTB.

Arcoverde lança nesta quarta (31) o PPA Participativo com palestra de Sérgio Buarque

           Nesta quarta-feira (31), a prefeita Madalena Britto (PTB) lança oficialmente o Programa Arcoverde Participativo – A Prefeitura nas Comunidades, que tem por objetivo convocar a participação popular para a formulação do Plano Plurianual 2014-2017. Convidado o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) já confirmou presença.

A conferência realizar-se-á no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA, a partir das 19h00 e contará com a palestra do economista Sérgio Buarque, que ficará responsável por apresentar o diagnóstico econômico do município. Foram convidados autoridades, clubes de serviços e várias entidades da sociedade civil organizada.

O programa Arcoverde Participativo ainda prevê um novo encontro com os diversos conselhos municipais e a participação direta da população. Os moradores dos diversos bairros e comunidades vão receber cartilhas de orientação sobre o que é o programa e o PPA. Nelas, o cidadão poderá destacar várias cédulas, uma cor para cada área (educação, saúde, assistência social, infraestrutura, etc), e anotar suas idéias, sugestões e propostas que deverão ser depositadas em urnas espalhadas pelos equipamentos públicos em cada bairro (escolas, postos de saúde, unidades do Cras e Creas e dos programas sociais).


A partir das sugestões da população e dos debates realizados com a sociedade civil organizada, a Prefeitura vai sistematizar um Plano Plurianual mais realista, condizente com a realidade e o desejo da população de Arcoverde, ressaltou a prefeita Madalena Britto.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Armando defende plano de investimento pós-seca

            Animado com a participação de mais de 200 produtores rurais e 1,13 mil animais na Exposertânia, o senador Armando Monteiro (PTB) voltou a defender, no último domingo (28), a implantação de um plano de investimentos para o período pós-seca, sobretudo em infraestrutura hídrica e segurança alimentar dos rebanhos.

“É preciso realizar ações permanentes, mais estruturantes, para fortalecer a nossa infraestrutura hídrica. Pernambuco precisa ampliar a malha de adutoras, fazer um programa ampliado de cisternas e garantir, por meio de pequenas barragens, o acesso à água naquelas regiões mais distantes. É preciso pensar num programa de silagem, porque o grande problema dessa seca foi exatamente a perda dos rebanhos”, afirmou.

De acordo com o senador, a Exposertânia é uma demonstração de que a seca “não conseguiu abater o ânimo dos pecuaristas”, principalmente porque contou com um número semelhante de produtores e animais do ano passado.

“É uma demonstração da garra, da competência do homem que faz, com o seu suor a grandeza do setor primário de Pernambuco. Muitos festejam – e têm razão de fazê-lo – os grandes projetos que chegam para Pernambuco, como a Refinaria e o Estaleiro Atlântico Sul. Mas nós não podemos nos esquecer que os que fazem verdadeiramente a grandeza da economia de Pernambuco são uma legião anônima de pequenos produtores, pecuaristas, micro e pequenos empresários”, ressaltou.

Entre os vários prefeitos presentes ao encerramento da I Exposertânia à convite do prefeito Guga Lins (PSDB), estavam a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto. Também lá foram o deputado estadual Júlio Cavalcanti e o federal Silvio Costa, ambos do PTB, além do ex-prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti.

Afogados da Ingazeira: Patriota tem aprovação de 63% e Eduardo de 76,6%

Os seis primeiros meses da gestão do prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), têm aprovação de 63% da população e um índice desaprovação de 25%, atesta pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB). Foram aplicados 400 questionários entre os dias 20, 21 e 22 deste mês. A margem de erro é de 4,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Apenas 11,5% não souberam ou se recusaram a responder. Patriota tem maior aprovação entre os eleitores da zona rural – 65,1% contra 62,7% da zona urbana. 
Para 27% dos entrevistados que aprovam a gestão, Patriota tem trabalhado pelo desenvolvimento do município, 19% disseram que ele é trabalhador e 17% que vem realizando um bom trabalho.

Quanto ao desempenho do prefeito, 37,8% consideram bom e 15,3% ótimo, enquanto 24,8% consideram regular, 9,3% ruim e 9,5% péssimo. Para 53,9% dos entrevistados, o nível de satisfação com a cidade está aumentando e 36% disseram que continua igual, enquanto 7,8% afirmaram que está diminuindo. 

Para 60,9% dos eleitores ouvidos pelo Instituto Opinião, o município está andando para frente e 30% acham que está parado, enquanto 7,8% acham acreditam que anda para trás. Quanto ao futuro do município, 77,4% disseram que vai melhorar, 12,5% que ficará como está e 5,8% acreditam que vai piorar.

Quanto aos maiores problemas do município, 43,5% citaram a saúde e 22,8% o desemprego, seguido da falta de saneamento – 15,3%. Para 7,5% dos entrevistados, o prefeito está atendendo e resolvendo os problemas parcialmente e 54,9% acham que atende parcialmente, enquanto 32,3% disseram que não está atendendo.

Dilma e Eduardo - Em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, a 386 km do Recife, a gestão do governador Eduardo Campos (PSB) agrada mais a população do que a da presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande, 76,7% dos entrevistados naquele município aprovam Eduardo contra 64,4% de Dilma, ou seja, 12 pontos percentuais a mais para o governador na comparação com a presidente.

domingo, 28 de julho de 2013

Cinema Rio Branco reabre as portas em setembro

            A prefeita Madalena Britto anuncia que dentro das comemorações dos 85 anos de emancipação política de Arcoverde, um dos presentes, será a reabertura do Cinema Rio Branco.

Prevista para acontecer no dia 11 de setembro, estão sendo finalizados alguns detalhes como o registro junto a Agência Nacional do Cinema – Ancine. “Apenas com esse registro poderemos locar filmes junto às empresas, mas são tramites burocráticos, que estão sendo solucionados”, explica a prefeita.

Com a reforma do prédio, o cinema recebeu novas cadeiras confortáveis, climatização e equipamentos de projeção digitais, o que garantirá ao público uma qualidade de alta definição das imagens. Com 95 anos, Rio Branco voltará a ser o cinema mais antigo em funcionamento na América Latina. 

sábado, 27 de julho de 2013

Arcoverde: Armando lidera pesquisa Opinião na disputa pelo governo do estado

          Pesquisa do Instituto Opinião em Arcoverde aponta o senador Armando Monteiro Neto (PTB) na dianteira para governador com 24,3% das intenções seguido pelo deputado João Paulo (PT), que aparece com 8,5%. Em terceiro está o vice-governador João Lyra Neto (PDT), com 7,5% e em quarto o tucano Daniel Coelho, com 4%. O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), que pode disputar pelo PMDB, tem 1,8% e o ministro Fernando Bezerra 0,8%.

Já na disputa presidencial, o governador Eduardo Campos aparece empatado, tecnicamente, com a presidente Dilma em Arcoverde. O socialista tem 33,1% das intenções de voto contra 29,5% da petista. José Serra (PSDB) e Marina Silva (sem partido) aparecem empatados com 8,8% e 8,5%, respectivamente, enquanto o tucano tem apenas 0,5%.


Interior – Neste domingo (28), o senador Armando Monteiro (PTB) retorna ao interior, mas precisamente a Sertânia, aonde participa do último dia da Exposição Nordestina Especializada de Caprinos e Ovinos, ao lado do prefeito Guga Lins (PSDB), do deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) e do ex-prefeito Zeca Cavalcanti (PTB). Vai visitar criadores e participar de encontro com lideranças políticas da região.

Sertânia entra na terceira noite da exposição com show da Musa

             A 41ª Edição da Exposição Nordestina Especializada de Caprinos e Ovinos de Sertânia (Iª EXPOSERTÂNIA) continua neste sábado (27), com grandes atrações musicais. Na programação de hoje (27) com o cantor sertaniense Chico Arruda (20h), as Bandas de Forró Bichinha Arrumada (22h) e Forrozão das Antigas (02h), além da Musa do Calypso (00h), que é a grande atração esperada para este sábado.

Em seu terceiro dia já passou pelo palco as Bandas de Forró Noda de Caju, Forró Pegado, Voadores do Forró, Pinga Fogo e os cantores Lucas Costa, Geraldinho Lins, José Augusto e Mano Walter, além da Banda Forró Estigado que apresentou-se ontem a tarde.

A mostra reúne mais de 800 animais – caprinos e ovinos – de alta qualidade genética e cerca de 60 expositores que vieram dos estados, além de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Maranhão e São Paulo, revelou o prefeito Guga Lins (PSDB).

De acordo com o secretário de Agricultura de Sertânia, Cícero Paulo, a edição deste ano da Exposertânia já teria superado os anos anteriores. “Estão participando mais de 85 expositores. São cerca de 900 animais expostos em mais de 80 boxes e baias. Ao todo, serão distribuídos R$ 60 mil em prêmios, o que mostra, dentre outras coisas, o empenho do Governo do Estado e de toda equipe da Prefeitura de Sertânia”, comemorou o secretário.

Ontem, o cantor José Augusto empolgou a multidão presente ao parque de exposições cantando seus grandes sucessos, em comemoração aos 40 anos de carreira.


Arcoverde: Prefeitura promove encontro com associações de moradores


           A Secretaria de Assistência Social de Arcoverde promoveu na manhã deste sábado (27), o segundo encontro do Programa “Prefeitura Cidadã – A Voz das Comunidades”, no Buffet Arte de Fazer, centro da cidade. O evento reuniu representantes de diversas associações de moradores de bairro da cidade e zona rural.


A reunião contou com a presença da Secretária de Assistência Social, Andréia Britto, e da prefeita Madalena Britto (PTB); além do secretário de finanças, Luciano Brito.

Em pauta o desenvolvimento de projetos que venham beneficiar as comunidades com programas sociais, na sua ampliação e no seu desenvolvimento.

De acordo com as informações da presidente da Associação de Moradores da Cohab II, Luzia Damasceli, os temas abordados serviram para melhorar a qualidade no atendimentos as Associações de Moradores, além de promover uma maior parceria entre associações e prefeitura.


Meio ambiente é tema de conferência em Arcoverde

        Com o tema “Vamos Cuidar de Arcoverde”, a prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, realiza a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, no próximo dia 30 de julho, das 8h às 17h, no auditório da Aesa.

Pela manhã, haverá a palestra central e em seguida serão divididos os grupos de trabalho com sub temáticas como: Produção e consumo sustentável; Redução de impactos ambientais; Geração de Trabalho, emprego e renda; e Educação Ambiental.

À tarde acontece a plenária e a eleição dos delegados, que representarão o município na IV Conferência Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro.

“Estamos convocando toda sociedade civil organizada a participar do evento, para que possamos discutir as questões relacionadas com o meio ambiente e juntos construirmos uma cidade melhor”, esclarece o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Renato Campos.



Pedala Arcoverde retorna neste domingo (28) ao centro da cidade

           A Arcotrans promove neste domingo (28) mais uma edição do Projeto Pedala Arcoverde e Mais Esportes. "Agora, com chuva ou sol, o projeto ficará permanente durante todos os domingos das 08 às 13h.", garante o presidente da Autarquia de Trânsito, Vlademir Cavalcanti.

O projeto Pedala Arcoverde foi criado no mês de maio e ocupa a parte superior da avenida Cel. Antonio Japiassu, entre a Praça Barão do Rio Branco e o Largo da Santa Helena, que fica interditado para a prática esportiva e do ciclismo. 


O Projeto Pedala Arcoverde e +Esportes é realizado pela Arcotrans e Prefeitura de Arcoverde, com apoio do SESC Arcoverde, Grupo LW, Unimed Pernambuco Central, Neuroimagem, ESSA e AESA. Ela integra as propostas do governo da prefeita Madalena Britto (PTB) de criar novos espaços para a mobilidade e para o lazer no município.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

José Augusto e Geraldinho Lins no 2º dia da Exposertânia

         O segundo dia da 41ª Edição da Exposição Nordestina Especializada de Caprinos e Ovinos de Sertânia (Iª EXPOSERTÂNIA) começa mais cedo, a festa tem início hoje (26) as 15h com a Banda Forró Estigado, e a noite a partir das 20h com grandes atrações musicais. Na programação desta sexta (26) a Banda de Forró Pinga Fogo e os cantores Geraldinho Lins, José Augusto e Mano Walter. Vale salientar que o evento é gratuito,

Durante o dia os visitantes contam com a programação técnica com Palestras, concurso Leiteiro e o Julgamento de Animais, a partir das 8h. Ao todo, serão distribuídos R$ 60 mil em prêmios. Além do 4º Leilão Anglo Show e Raças Convidadas, que acontece no sábado (27) as 18h na AABB, em Frente ao Parque de Exposição Renato Morais.


A I Exposertânia segue até o domingo (28), com shows dos cantores Luiz Wilson (20h), Vilões do Forró (22h), Cesar Menotti e Fabiano (00h) e Cavalo de Aço (02h).


Abertura - Ontem (25), o Pátio de Shows do Parque de Exposições recebeu um grande público para conferir a abertura oficial do evento que contou com a presença do deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB), ao lado do prefeito Guga Lins (PSDB). No palco se apresentaram Lucas Costa, Noda de Caju, Forró Pegado e Voadores do Forró.









Arcoverde: Eduardo tem 68% de aprovação e Dilma 55%


          Em Arcoverde, a gestão do Governo Eduardo Campos (PSB) tem maior aprovação do que a da presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande, 68% aprovam a administração do socialista, enquanto a petista tem aprovação de 55,5%. Entre os que desaprovam Eduardo o percentual chega a 19% contra 31,5% de Dilma.

Eduardo tem suas maiores taxas de aprovação entre os eleitores da zona rural (75%), entre os eleitores do sexo masculino (71,3%), entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (70,5%), entre os leitores da zona rural (75%) e entre os eleitores acima de 60 anos (68,9%). Entre os que desaprovam, os maiores percentuais se situam entre os eleitores na faixa etária de 35 a 44 anos (26,7%) e entre os que residem na zona urbana (19,8%).

Já os maiores percentuais de aprovação do Governo Dilma aparecem entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (63,5%), entre os eleitores do sexo masculino (58%) e entre os que moram na zona rural (58,3%). Entre os que desaprovam, 36% estão na faixa etária de 25 a 34 anos, 34,3% são do sexo masculino e 32% residem na zona urbana.

Metodologia - A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.

As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores, devidamente treinada para abordagem desse tipo de público, supervisionada pelo coordenador de campo da Opinião – Pesquisas Sociais Ltda.

As entrevistas foram realizadas nos seguintes bairros: Boa Esperança, Boa Vista, Centro, Cidade Jardim, COHAB I e II, JK, Pôr do Sol, Santa Luzia, São Cristóvão, São Geraldo, São Miguel, Sucupira I e II e Tamboril. E com os moradores da zona rural foram realizadas nas seguintes localidades: Caraíbas, Ipojuca e Riacho do Meio.
gf gde

Seis meses da prefeita de Arcoverde têm aprovação de 69%

                Pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande, aponta que os seis primeiros meses de gestão da prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PTB), têm aprovação de 69% da população, enquanto 20% desaprovam e 11% disseram que não sabiam avaliar ou não responderam.
O levantamento foi a campo entre os dias 20, 21 e 22 deste mês, num universo de 400 eleitores. A margem de erro é de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos.

A trabalhista tem seus melhores percentuais entre os eleitores do sexo feminino (71,2%), entre os que estão na faixa etária acima de 60 anos (74,3%), entre os eleitores jovens, de 16 a 24 anos (77,5%), e entre os habitantes da zona rural (69,5%). Já seus maiores índices de desaprovação estão entre os eleitores na faixa etária de 25 a 34 anos (23,7%) e entre os eleitores da zona urbana (19,8%).

Entre os que aprovam, 12% disseram que estão satisfeitos porque a prefeita faz um bom trabalho e é dedicada, 6,9% afirmaram que ela está trabalhando muito e 2,9% revelaram que está dando continuidade às melhorias implementadas no município. Já entre os que estão insatisfeitos, 11,3% disseram que nada fez ainda pelo município.

Para 21,3%, a prefeita tem um bom desempenho na função e 39,4% consideram ótimo. Entre os que julgam regular são 24,5% e apenas 7,5% julgam ruim e 4,5% péssimo.

O Instituto Opinião quis saber ainda o nível de satisfação da população. Para 55,1% dos entrevistados, a satisfação em morar na cidade com a gestão de Madalena está aumentando e 39,3% disseram que continua igual, enquanto apenas 4,8% afirmaram que está diminuindo. Já entre os que acham que a cidade está andando para frente são 68,4% e 25,3% dizem que está parada, enquanto 3,3% acham que anda para trás.

A população de Arcoverde está também muito otimista em relação à gestão de Madalena. Para 84,4%, o município tende a melhorar, 11,3% disseram que ficará como está e 5,3% afirmaram que vai piorar. Quanto aos serviços, o maior problema apontado é a saúde com 50,7% das citações, seguido pelo desemprego com 22,8% e falta de saneamento 10,3%.

Para 59,1% dos entrevistados, a prefeita está atendendo e resolvendo os problemas do município parcialmente, enquanto 5,8% acham que resolve totalmente e 29,3% disseram que não. Quando questionados sobre pontos que gostariam que a prefeita atacasse, 31,7% dos leitores apontaram melhorias na saúde, 23,5% geração de empregos e 13% melhoria no abastecimento de água.

Metodologia - A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e 
domiciliares.

As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores, devidamente treinada para abordagem desse tipo de público, supervisionada pelo coordenador de campo da Opinião – Pesquisas Sociais Ltda.

As entrevistas foram realizadas nos seguintes bairros: Boa Esperança, Boa Vista, Centro, Cidade Jardim, COHAB I e II, JK, Pôr do Sol, Santa Luzia, São Cristóvão, São Geraldo, São Miguel, Sucupira I e II e Tamboril. E com os moradores da zona rural foram realizadas nas seguintes localidades: Caraíbas, Ipojuca e Riacho do Meio.

grafico gde

Blog do Magno divulga pesquisa de avaliação do Governo Madalena

             Nesta sexta-feira, o jornalista Magno Martins divulga através de seu blog a mais recente pesquisa de avaliação do governo da prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PTB). O levantamento foi feito pelo Instituto Opinião, de Campina Grande, sobre a avaliação dos seis primeiros meses da gestão da prefeita.

O levantamento foi feito no último fim de semana num universo de 600 eleitores do município. A última avaliação foi feita pelo Instituto de Pesquisas Científicas de Pernambuco – IPEC, em meados do mês de junho, que apontou uma aprovação de 78% do governo Madalena.

Triunfo abre as portas para a tradicional Festa dos Estudantes

              A partir deste sábado (27), Triunfo recebe mais uma edição da Festa dos Estudantes. Pensando na grande quantidade de turistas que irão circular pela cidade, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), irá instalar um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) no local para atender aos participantes da festa. O espaço ficará localizado na Praça de Eventos, um dos principais polos do festival, e funcionará até o último dia do evento, dia 4 de julho.

O CAT terá dois atendentes bilíngües para a recepção dos turistas, que abrirá das 16h às 22h. Toda a folheteria informativa do Estado estará sendo distribuída no Centro de Informação, além dos Guias Rota da Fé, Rota 232 e o Pernambuco de 1 a 8 dias.

A programação da festa também estará disponível no espaço. No mesmo local, os visitantes também poderão contar com a Ouvidoria do Turismo, que disponibilizará uma urna para sugestões e solicitações para a melhoria dos serviços turísticos. Figuras dos caretas, personagens folclóricos da cidade, e peças de artesanato farão parte da decoração do ambiente. Na área de shows, várias atrações regionais e nacionais.

27/07 - Sábado
22h00 – Só Triscando
23h30 – As Severinas
01h00– Targino Gondim

01/08 - Quinta-feira
22h00 – Ambrosino Martins
23h30 – Combo X
01h00 – Quinteto Violado

02/08 - Sexta-feira
22h00 – Edição Extra
23h30 – Liv Moraes
01h00 – Adilson Ramos

03/08 - Sábado
22h00 – Banda Rua
23h30 – Orquestra do Sucesso
01h00 – Fafá de Belém


Haverá ainda atividades no Polo Cultura Nordestina, programação esportiva/turística,  de artes cênica,cultura popular, formação cultural, oficinas e papo criativo. 

Madalena lança projeto de arborização de Arcoverde para os próximos 4 anos

             Nessa quinta-feira (25), a prefeita Madalena Britto lançou o “RespirARcoverde - Plante uma Vida”, na sede da Prefeitura de Arcoverde. O projeto tem a realização também da Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde- ACA, com apoio do IPA e do Rotary Club de Arcoverde, e consiste na distribuição gratuita de mudas para a população, dentro de um amplo programa institucional de rearborização da cidade.

Nesse primeiro momento, o Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA doou 1.700 mudas e a Prefeitura adquiriu mais 1.000. A ideia e que as pessoas liguem para o Disk Árvore (38211077/38210776) e solicitem o plantio.

Estimular plantios voluntários nas calçadas das vias públicas, ilhas e rotatórias, fundos de vale, parques, bosques e praças de Arcoverde, além de plantios em quintais, chácaras e outras áreas particulares é um dos objetivos do projeto. Inicia-se desde a doação e plantação das mudas, indo até o monitoramento. 

Esses novos plantios serão realizados dentro de uma nova concepção, de se fazer uma arborização planejada, colocando espécies adequadas a cada local, verificando a largura de rua e calçada, existência de fiação aérea de distribuição de energia elétrica, de telefonia e multi-serviços, rede subterrânea de água e esgoto e existência de outros equipamentos públicos, como: semáforos, iluminação pública, postes, pontos de ônibus, totem, entrada de garagem, dentre outros.

Nos canteiros da Avenida Joaquim Nabuco, próximo a Rádio Cardeal até a Igreja Universal já começaram a ser plantados Ipês Rosa. A proposta é que seguindo pela Avenida José Bonifácio até a saída da cidade sejam plantadas 53 espécies de variadas cores, intercalando com espécies de Caraibeiras.

Entre os benefícios da arborização estão a melhora do microclima da cidade; do ar; a minimização dos níveis de ruídos produzidos pelo trânsito e pelos transeuntes; conforto térmico por meio de sombreamento; atração da fauna (pássaros, aumentando as variedades de espécies e quebra a arquitetura de concreto (casas, prédios etc). A previsão é que até 2016 sejam plantadas em Arcoverde cerca de 25 mil mudas.

“Precisamos unir forças e a parceria público/ privada pode ser uma saída permanente para a manutenção desse projeto, como também na conscientização da adoção de praças públicas e na conscientização da população na colaboração com a limpeza”, declara a prefeita Madalena.

“Ao participar do projeto, as empresas estão assumindo o papel de uma instituição séria, responsável, e que está sempre buscando o melhor para si e para seus clientes”, finaliza o presidente da ACA, Jaime Espósito, um dos presentes ao lançamento oficial do projeto. Também estava presente o presidente do Rotary, Silvino; o vice-prefeito Wellington Araújo e representantes do IPA.


As empresas que colaborarem terão um espaço reservado nas áreas onde as árvores forem plantadas para divulgação das marcas, assim como em toda campanha do projeto com cartazes, panfletos, faixas e spots de rádios.

Aberta oficialmente a I Exposertânia com R$ 60 mil em prêmios

           O Secretário de Agricultura Aldo Santos, abriu nesta quinta (25), no Parque Professor Renato Moraes, em Sertânia, ao lado do prefeito Guga Lins (PSDB), a 1ª Exposertânia – 41ª Exposição Especializada de Caprinos e Ovinos. A mostra que tem apoio do Governo do Estado expõe até domingo (28) mais de 800 animais – caprinos e ovinos   - de alta qualidade genética, além de reunir o setor de máquinas e implementos agropecuários, promover leilões, julgamento de raças, concurso leiteiro e shows artísticos.

O Instituto Agronômico de Pernambuco está expondo caprinos e ovinos do criatório da Estação Experimental do IPA de Sertânia, Fazenda Cachoeira. No primeiro dia de julgamento, um caprino do IPA da raça leiteira Saanen foi premiado como o melhor da raça. Durante a Exposição, serão distribuídos R$ 60 mil em prêmios para os animais campeões dos concursos leiteiros.


Na área de shows, aberta na noite desta quinta, várias bandas e cantores regionais e nacionais se apresentam até domingo. Destaques para Geraldinho Lins e José Augusto nesta sexta (26), A Musa no sábado (27) e César Menotti e Fabiano no domingo (28).

Prefeitura vai construir 102 banheiros na zona rural de Arcoverde

                A prefeita Madalena Britto assinou, nessa quinta-feira (25), a Ordem de Serviço referente à construção de 102 melhorias sanitárias domiciliares (banheiros) Tipo1 e Tipo 4 na zona rural de Arcoverde.

O investimento no valor de R$ 630 mil foi um convenio selado com a Funasa e a Secretaria de Obras e Projetos Especiais. A execução da obra será realizada pela WCN Empreendimentos e Serviços LTDA num período de 120 dias.

As localidades contempladas foram os Sítios Serrinha (20), Zumbi (13), Aldeia Velha (12), Descobrimento (10), Soares (09) e o povoado Riacho do Meio (17).

Foi realizado um levantamento, onde foi detectado que os moradores desses locais não contavam com os equipamentos nas residências e faziam as necessidades ao relento.  “Percebemos o constrangimento, que passavam. Prometi, ainda na campanha, que ofertaríamos mais dignidade com a construção dos banheiros.


Fico orgulhosa em poder concretizar essa promessa já no início da nossa gestão e poder colaborar com uma melhor qualidade de vida para nosso povo”, declarou a Madalena em discurso emocionado no ato da assinatura.

MP pede cassação dos mandatos de Patriota e Lúcia Moura em Afogados da Ingazeira

          O Ministério Público encaminhou esta manhã ao Poder Judiciário seu parecer final sobre a denúncia do Partido dos Trabalhadores de Afogados da Ingazeira contra os candidatos da Frente Popular José Patriota e Lúcia Moura no caso em que são acusados de usar política e eleitoralmente a distribuição de poços do IPA na comunidade rural de Pintada, em setembro passado.

Em suma, o promotor Oscar Nóbrega considerou  consistentes as argumentações da acusação contra os candidatos. A decisão foi publicada agora a pouco no Fórum Laurindo lemos. O MP estava a quase cinco meses analisando a ação e o prazo para parecer também foi alargado com a saída da promotora Ana Clézia Nunes, aumentando as atribuições.

Agora, feitas as alegações finais de defesa, acusação e Ministério Público, fica o aguardo da decisão da Juíza Eleitoral Maria da Conceição Godhoi Bertolini, que pode seguir ou não o parecer. Registre-se que na maioria dos casos, pelo histórico recente, o parecer do MP tem peso importante na decisão do Judiciário.

Em nota divulgada à imprensa, o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), afirma que recebeu com tranquilidade o parecer do Ministério Público, recomendando sua cassação.


Segundo o advogado Carlos Marques, que atuou na defesa de Patriota e Lúcia, o que saiu foi apenas o parecer do Ministério Público, que como o próprio nome diz, é apenas uma opinião, uma recomendação, que pode ou não ser acatada na decisão da justiça em primeira instância.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

RespirARcoverde é lançado com a proposta de arborizar a cidade, até 2016, com cerca de 25 mil espécies

          Nessa quinta-feira (25), a prefeita Madalena Britto lança o “RespirARcoverde - Plante uma Vida”, às 10 horas na sede da Prefeitura de Arcoverde. O projeto tem a realização também da Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde- ACA e consiste na distribuição gratuita de mudas para a população, dentro de um amplo programa institucional de rearborização da cidade.

Estimula plantios voluntários nas calçadas das vias públicas, ilhas e rotatórias, fundos de vale, parques, bosques e praças de Arcoverde, além de plantios em quintais, chácaras e outras áreas particulares. Inicia-se desde a doação e plantação das mudas, indo até o monitoramento.

Nesse primeiro momento, o Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA doou 1700 mudas e a Prefeitura adquiriu mais 1000. A ideia e que as pessoas liguem para o Disk Árvore (38211077/38210776) e solicitem o plantio.

“Deve ser ter entendimento de que a arborização é um serviço público tão essencial quanto o abastecimento de água, o sistema de esgotos, a distribuição de energia elétrica, e outros, com a diferença de que se trata de um ser vivo.”, explica o presidente da Autarquia de Trânsito de Arcoverde - Arcotrans  e um dos coordenadores do projeto, Vlademir Cavalcanti.

Esses novos plantios serão realizados dentro de uma nova concepção, de se fazer uma arborização planejada, colocando espécies adequadas a cada local, verificando a largura de rua e calçada, existência de fiação aérea de distribuição de energia elétrica, de telefonia e multi-serviços, rede subterrânea de água e esgoto e existência de outros equipamentos públicos, como: semáforos, iluminação pública, postes, pontos de ônibus, totem, entrada de garagem, dentre outros.

Nos canteiros da Avenida Joaquim Nabuco, próximo a Rádio Cardeal até a Igreja Universal já começaram a ser plantados Ipês Rosa. A proposta é que seguindo pela Avenida José Bonifácio até a saída da cidade sejam plantadas 53 espécies de variadas cores, intercalando com espécies de Caraibeiras.

Entre os benefícios da arborização estão a melhora do microclima da cidade; do ar; a minimização dos níveis de ruídos produzidos pelo trânsito e pelos transeuntes; conforto térmico por meio de sombreamento; atração da fauna (pássaros, aumentando as variedades de espécies e quebra a arquitetura de concreto (casas, prédios etc). A previsão é que até 2016 sejam plantadas em Arcoverde cerca de 25 mil mudas.

Parcerias – O RespirARcoverde foi criado, em 2011, pela ACA como uma das causas mais importantes e defendidas por empresas diversas, que é a responsabilidade social. Dando continuidade, em 2013, a Associação ao lado da prefeitura e com o apoio do IPA e do Rotary Arcoverde busca novas parcerias para o projeto.

“Precisamos unir forças e a parceria público/ privada pode ser uma saída permanente para a manutenção desse projeto, como também na conscientização da adoção de praças públicas e na conscientização da população na colaboração com a limpeza”, declara a prefeita Madalena.

 “Ao participar do projeto, as empresas estão assumindo o papel de uma instituição séria, responsável, e que está sempre buscando o melhor para si e para seus clientes”, finaliza o presidente da Aca, Jaime Espósito.

As empresas que colaborarem terão um espaço reservado nas áreas onde as árvores forem plantadas para divulgação das marcas, assim como em toda campanha do projeto com cartazes, panfletos, faixas e spots de rádios.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Madalena abre a 8ª Conferência de Assistência Social em Arcoverde

                 Com um auditório completamente lotado, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PTB), abriu na noite desta quarta-feira (24), no auditório da AESA – Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, que em 2013 teve como tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”.

Em suas palavras, a prefeita destacou a importância desse encontro diante das novidades e das necessidades que a população mais carente apresenta todos os dias. Um momento de capacitação e qualificação dos que trabalham para melhor atender a quem mais precisa, ressaltou Madalena. Em seguida, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Andréia Britto, deu por aberto oficialmente a conferência relembrando o trabalho da prefeita quando secretária de Assistência Social.

Logo após a abertura oficial, o representante estadual do Conselho Estadual de Assistência Social, Joelson Rodrigues, fez uma explanação sobre a dinâmica da conferência, as novidades na área de programas e projetos sociais e detalhou alguns tópicos dos 6 eixos que serão abordados pelos grupos de trabalho (1 – O Cofinanciamento obrigatório da assistência social; 2 – Gestão do SUAS: Vigilância socioassistencial, processos e planejamento; 3 – Gestão do trabalho; 4 – Gestão dos serviços, programas e projetos; 5 – Gestão dos benefícios no SUAS e 6 – Regionalização).



A conferência segue nesta quinta-feira (25) com as mesas redondas de cada eixo, seguido da apresentação dos grupos de trabalho na plenária (13h30), aprovação das propostas e leitura das moções. Finalizando o encontro, às 15h30, serão eleitos os 12 delegados de Arcoverde que vão participar, em outubro, da Conferência Estadual de Assistência Social, no Recife. 

Sertânia abre nesta quinta (25) a sua I Exposertânia com o melhor de caprinos e ovinos

             A partir desta quinta-feira (25), o município de Sertânia se transforma na capital nordestina da caprinovinocultura. É que será aberta oficialmente pelo prefeito Guga Lins (PSDB), às 19h, no Parque de Exposições Renato de Moraes, a I Exposertânia. A exposição será a 41ª edição da especializada Nordestina de caprinos e ovinos.

O evento tem uma programação que inclui a realização de leilão, julgamento de raças, concurso leiteiro e apresentação de shows artísticos. Ao todo, serão distribuídos R$ 60 mil em prêmios.

O Sebrae em Pernambuco participa da 1ª Exposertânia apoiando a montagem de 16 estandes que serão ocupados por empresas agropecuárias e pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Sertânia (Accose). Terá ainda espaço próprio, no qual irá promover a realização de clínicas tecnológicas e palestras sobre caprinovinocultura, além de disponibilizar três consultores no período de 25 a 27 de julho. 

Shows – O espaço de shows artísticos contará com 02 palcos, aonde grandes nomes da música nacional, regional e local vão se apresentarem a partir da noite desta quinta-feira (25). Na abertura da festa sobem aos palcos Lucas Costa (20h), Noda de Caju (22h), Forró Pegado (00h) e Voadores do Forró (02h). No dia 26 (sexta) começa a funcionar o Espaço Alternativo, com show da banda Forró Estigado, a partir das 15h. À noite se apresentam a banda Pinga Fogo, Geraldinho Lins, José Augusto e Mano Walter.



terça-feira, 23 de julho de 2013

Inscrição do vestibular da AESA é prorrogada até dia 25

          A Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde prorrogou até este dia 25 de julho (quinta-feira) as inscrições pela internet para o vestibular 2º semestre/2013, através do site www.aesa-cesa.br. Estão sendo oferecidas vagas nos cursos de Geografia, História, Letras, Biologia, Matemática, Pedagogia, Educação Física e bacharelado em Enfermagem.

A inscrição custa R$ 80 e também podem ser feita na tesouraria da AESA, no horário das 08h às 12h e das 16h às 21h até o dia 26 de julho (sexta-feira). A taxa pode ser recolhida no Banco do Brasil, na agência 0068-X - Arcoverde, conta n° 26.222-6 ou na Tesouraria da AESA.


A entrega do cartão de inscrição acontece nos dias 27 e 28 de julho, das 08h às 11h. Às provas serão realizadas no dia 28 (domingo), quando os feras serão submetidos às provas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Redação, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia e Atualidades.

A sanfona chora a partida de Dominguinhos

O sanfoneiro pernambucano Dominguinhos morreu, às 18h desta terça-feira (23), aos 72 anos, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas, em São Paulo. O cantor lutava contra um câncer havia seis anos e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês. José Domingos de Moraes desenvolvido insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes. Ele foi transferido para o hospital paulista em 13 de janeiro. A família ainda não informou onde será o velório.

O cantor, herdeiro de Lua Gonzaga, esteve em Arcoverde no São João de 2011, já debilitado pela doença que viria a silenciar a sanfona mais famosas do Nordeste depois da partida de Gonzagão. Ele abriu oficialmente os festejos juninos da capital do samba de coco ao som de muito forró e baião naquele ano. Antes do show, o prefeito Zeca Cavalcanti prestou uma homenagem ao forrozeiro com a entrega de um troféu em alusão aos seus 70 anos de idade e os 50 anos de carreira. Na forma singela e humilde de sempre, Dominguinhos agradeceu a retribui a homenagem cantando seus grandes sucessos que, mesmo debaixo de chuva, encantaram o público presente à Praça da Bandeira há cerca de 2 anos.


Pernambucano de Garanhuns, Dominguinhos compôs sucessos como o xote "Abri a porta" (parceria com Gilberto Gil, em 1979), "Tantas palavras" (parceria com Chico Buraque, em 1983), "Quem me levará sou eu" (parceria com Manduka, 1979) e "De volta pro aconchego" (escrita com Nando Cordel).  Além desses sucessoes, Dominguinhos também foi autor de clássicos do forró como "Só quero um xodó", "De amor eu morrerei" e "tenho sede".